TJMG tem nova desembargadora

04/08/2015 14h06 - Atualizado em 04/08/15 14h06

ma-tjmg

Foto: Marcelo Albert / TJMG

A advogada Juliana Campos Horta de Andrade tomou posse hoje, 3 de agosto, como desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em vaga destinada ao Quinto Constitucional. Ela foi indicada pela Ordem dos Advogados do Brasil/seção Minas Gerais (OAB-MG), compôs a lista tríplice elaborada pelo TJ e foi nomeada por ato do governador Fernando Pimentel, em 15 de julho. A nova magistrada vai ocupar vaga deixada com a aposentadoria do desembargador Nilo Nívio Lacerda e vai integrar a 12ª Câmara Cível. A sessão solene foi realizada no salão do Órgão Especial do TJMG.

Durante a solenidade, a advogada leu o termo de compromisso e, em seguida, assinou o termo de posse e de exercício. Juliana Campos Horta de Andrade também foi condecorada com o Colar do Mérito Judiciário, conferido a todos os desembargadores no momento de sua posse. O presidente Pedro Bitencourt Marcondes foi auxiliado, durante a condecoração, pela filha da nova magistrada, Beatriz Campos Horta de Andrade.

Em seu discurso, o presidente do TJMG deu as boas-vindas à magistrada, ressaltando a sua brilhante trajetória profissional. O desembargador também lembrou os pais e o avô da nova desembargadora, já falecidos, respectivamente Maria Regina Campos Horta, o professor Raul Machado Horta e o governador Milton Campos. O magistrado destacou que Juliana soube mirar-se no exemplo dos familiares para construir uma carreira com seriedade e compromisso.

Experiência

O desembargador Pedro Bitencourt Marcondes afirmou ainda que a experiência de Juliana Campos Horta de Andrade como advogada, procuradora do Estado e professora representa uma oportunidade de engrandecimento para a Justiça e para o Judiciário. “Que esta conquista possa renovar a esperança e o entusiasmo para mais uma etapa de desafios”, desejou.

A desembargadora falou de sua emoção com a posse e também do sentimento de grande responsabilidade com o novo cargo. “Venho integrar esta Corte, onde procurarei exercer essa nobre missão de realizar a prestação jurisdicional com o olhar sempre voltado para o jurisdicionado”, afirmou. Ao falar de sua família, com longa tradição na área jurídica, a magistrada destacou a inspiração dada por daqueles que a antecederam. Ela também reafirmou o seu compromisso com a Justiça. “O meu desejo é contribuir para o engrandecimento do Judiciário, com responsabilidade e dedicação.”

Currículo

Juliana Campos Horta de Andrade formou-se em direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, em 1988. É mestre e especialista em direito constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também é especialista em direito processual civil pela PUC Minas.

A nova desembargadora atuou como advogada de 1991 a 2005. Foi procuradora do Estado de Minas Gerais e é professora universitária. Além da participação em diversos seminários, simpósios e conferências, tomou parte na elaboração de várias publicações na área do direito.

O Quinto

Juliana Campos Horta de Andrade ingressou no TJMG pelo Quinto Constitucional, que é o mecanismo legal que destina uma a cada cinco vagas das Cortes da Justiça a profissionais indicados pela OAB e pelo Ministério Público. A nomeação é feita pelo Executivo.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Goiás
(31) 3237-1887
imprensa @ tjmg.jus.br
facebook.com/TribunaldeJusticaMGoficial
twitter.com/tjmg_oficial