TJMMG e TJMG inauguram sala de videoconferência em Pouso Alegre

24/05/2018 16h35 - Atualizado em 24/05/18 16h35

forum pouso alegre

Na tarde da quarta-feira, 23 de maio do corrente, foi inaugurada no Fórum Orvieto Butti, em Pouso Alegre, sala equipada com o Sistema de Videoconferência. Este recurso permite o julgamento remoto, por meio de teleaudiências, de processos que envolvem policiais militares e outros casos da competência do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais.

O Juiz do TJMMG Sócrates Edgard dos Anjos esteve presente na inauguração e realizou breve discurso sobre a importância do emprego deste novo recurso tecnológico.

1

A disponibilização da sala é desdobramento de termo de cooperação técnica entre o TJMMG e o TJMG, celebrado em 22 de setembro de 2017, visando a instalação, manutenção e operacionalização das videoconferências, para viabilizar a realização de audiências e outros atos processuais à distância e em tempo real. Em Uberlândia já existe, desde março de 2018, uma estrutura de teleaudiências semelhante à que foi inaugurada em Pouso Alegre, que também é fruto do mesmo termo de cooperação citado.

WhatsApp Image 2018 05 18 at 15.01.58

Com a utilização dessa tecnologia, testemunhas e réus podem ser ouvidos em seus locais de lotação, não precisando se deslocar até a capital, onde está a sede da Justiça Militar. Isso reduz despesas com diárias de viagem, evitando a retirada do militar da sua cidade de origem, causando menos transtornos ao policiamento local, aumentando a eficiência e agilidade do Judiciário e otimizando recursos.

Secom/TJMMG