TJMMG participa de homenagem ao decano do TJMRS

11/03/2021 16h58 - Atualizado em 11/03/21 16h58

0 150305110321jpeg

O presidente do TJMMG, desembargador Fernando Armando Ribeiro, e o corregedor da Justiça Militar de Minas Gerais, desembargador Rúbio Paulino Coelho, prestaram homenagem ao decano do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, desembargador Antonio Carlos Maciel Rodrigues, que,  aos 75 anos, se aposenta após 27 anos de atuação no TJMRS, onde ingressou em 1993.  

Em sessão solene que ocorreu no dia 10/03, realizada através de videoconferência, autoridades e lideranças do Estado e do país  aproveitaram a ocasião para registrar o reconhecimento da trajetória do desembargador decano do TJMRS, tanto no Tribunal, como na Brigada Militar, onde atuou de 1962 até 1993.

 

MP, Defensoria e OAB

Atuais e antigos representantes do Ministério Público e Defensoria Pública junto ao TJMRS também se associaram à homenagem.   Pelo MP, manifestaram-se o atual procurador Alexandre Lipp João, e o anterior, Fabio da Costa Pereira.  A Defensoria contou com falas de Fábio da Costa Nery, e de José Francisco Ferreira de Andrade, que atuou por mais de 20 anos junto à JME.

A OAB, bem como a sua Comissão de Direito Militar, foram representadas pelos advogados Luiz Augusto de Mello Pires e Fábio Rodrigues Silveira.

Associações

A despedida do coronel Maciel também foi prestigiada por associações de classe.  O coordenador-geral da ABERGS, tenente coronel Ederson Franco, falou em nome de associação que congrega os bombeiros do Estado.   O presidente da AJURIS, Orlando Faccini Neto, participou da sessão, porém teve que se ausentar antes da sua manifestação. Mas teve o seu registro de cumprimentos lido pelo presidente do TJMRS, Fábio Duarte Fernandes.

A Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais (AMAJME), a Associação dos Oficiais da Brigada Militar (ASOF) e a Associação dos Oficiais do Rio Grande do Sul (AOFERGS) enviaram cartas de saudação.    Em mensagem por rede social, o presidente da Associação Nacional de Entidades Representativas de Militares e Bombeiros Militares (ANERMB), sargento Leonel Lucas, cumprimentou o coronel Maciel por sua trajetória e agora, aposentadoria.

Colegas de Corte

Os desembargadores militares Sergio Antonio Berni de Brum, Fernando Lemos, Amilcar Fagundes Freitas Macedo e Maria Emilia Moura da Silva, e o juiz Alexandre Aronne de Abreu, da 2ª auditoria militar, também registraram os seus cumprimentos ao coronel Maciel .

Em sua manifestação, o presidente do TJMRS, desembargador Fábio Duarte Fernandes, contou um pouco da trajetória do decano, desde o seu ingresso no curso de oficiais da BM, em 1962, a trajetória dentro da instituição que o levou até o comando-geral, em 1991, onde permaneceu até a indicação, pelo governador Alceu Collares, para ocupar a vaga de juiz do TJMRS no ano de 1993.    No Tribunal, Maciel foi presidente, vice-presidente e corregedor da corte em mais uma oportunidade ao longo desses 27 anos.

O presidente Fábio falou ainda da atuação de Maciel no comando da BM, com conquistas importantes para o fortalecimento da instituição, e do seu comprometimento com o constante aprimoramento pessoal e profissional, ao lembrar, por exemplo do ingresso no curso de Direito. 

Por fim , o presidente agradeceu pelo parceria na condução da sua gestão em um momento delicado em meio à pandemia e lembrou de processos de alta relevância em que Maciel participou como, por exemplo, o caso da PM Carina, onde foi relator, e o da Boate Kiss, onde foi revisor.

“Receba, em meu nome, e dos magistrados, servidores, terceirizados e estagiários, o nosso fraterno abraço e reconhecimento sempre.  As portas da Justiça Militar estarão sempre abertas”, finalizou.

Fonte: TJMRS

Secom/ TJMMG.