TJMMG participa do 18º aniversário de instalação do CPE da PMMG

22/06/2022 11h41 - Atualizado em 22/06/22 11h43

O presidente do Tribunal de Justiça Militar, desembargador Rúbio Paulino Coelho, acompanhado do chefe de gabinete da presidência, Cel Giovanne Gomes da Silva, participou na manhã desta terça-feira, 21/06, da solenidade comemorativa do décimo oitavo aniversário de instalação do Comando de Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), comandado pelo coronel PM Ricardo Geraldo de Oliveira Viana.

O Comando de Policiamento Especializado foi instituído pela Resolução nº 3.764 de 21 de junho de 2004 como uma Unidade de Direção Intermediária responsável pela coordenação, controle e emprego das forças especiais da Polícia Militar em todo o Estado de Minas Gerais nos termos da então DPSSP nº 1 de 27 de março de 2002.

Seu primeiro comandante foi o Coronel PM Sandro Afonso Teatini Selim de Sales, que o comandou oficialmente do dia 13 de agosto junho de 2004 até o dia 17 de dezembro de 2010. Ao longo de sua história o Comando de Policiamento Especializado destacou-se no cenário mineiro no combate à criminalidade.

O Comando de Policiamento Especializado atualmente conta com as seguintes unidades: Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Batalhão de Polícia de Guardas (BPGd), Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Btl ROTAM), Companhia de Policia Militar Independente de Policiamento com Cães (Cia PM Ind P Cães) e Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (RCAT).

Na solenidade, o coronel veterano mais antigo presente, Cel Klinger Sobreira de Almeida, realizou o lançamento de sua obra literária “Um Andarilho da Polícia”, e também a doação de duzentos e quarenta livros, os quais serão distribuídos para as unidades subordinadas ao CPE.

Secom/ TJMMG