TJMMG participa do relançamento do livro “Memórias do juiz mais antigo do Brasil” pelo TJMG

08/06/2022 11h33 - Atualizado em 08/06/22 11h44

O desembargador Fernando Armando Ribeiro, do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), participou nesta terça-feira, 7/6, do  lançamento do livro “Memórias do juiz mais antigo do Brasil”, de Hermenegildo Rodrigues de Barros, promovido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis). O evento foi realizado no Salão do Órgão Especial, no Edifício Sede do TJMG.

A edição comemorativa  mantém as características originais da obra, lançada em 1942, pela Imprensa Nacional, com tiragem limitada de 500 exemplares, dos quais um se encontra na coleção de obras raras do TJMG.

Para o presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, a iniciativa representa importante resgate da biografia do juiz Hermenegildo Rodrigues de Barros, para a preservação do legado deixado pelo grande homem público que ele foi.

“O livro ‘Memórias do juiz mais antigo do Brasil’ é um material precioso, manancial de pensamentos, reminiscências e histórias de um dos mais destacados magistrados mineiros, revelando também aspectos sobre a formação do juiz à época e o exercício da magistratura naquele tempo”, ressaltou o presidente.

A mesa de honra foi composta pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Lemes; o desembargador Fernando Armando Ribeiro, representando o atual presidente do TJMMG, desembargador Rúbio Paulino, o vice-corregedor-geral de Justiça, Edson Feital; o presidente da Amagis, Luiz Carlos Rezende; o desembargador José Fernandes Filho; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Márcio Eurico Vital; o procurador federal Renato Rodrigues Martins, representando o advogado-geral da União, Bruno Bianco Leal; o presidente eleito para o Tribunal Regional Eleitoral, biênio 2022/2024, desembargador Maurício Torres; o defensor público Alexandre Barbosa, representando a defensora pública Raquel Souza Gomes Costa Dias.

Secom/ TJMMG – com informações do TJMG