TJMMG prestigia lançamento do Mês da Segurança Institucional do MPMG

03/08/2022 13h51 - Atualizado em 03/08/22 13h51

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais – TJMMG esteve entre as instituições convidadas para a abertura do Mês da Segurança Institucional do Ministério Público de Minas Gerais – MPMG, realizada na última segunda-feira, 1º de agosto, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. A Corte Militar esteve presente com o desembargador James Ferreira Santos, representando o presidente, desembargador Rúbio Paulino Coelho.

O desembargador James Ferreira Santos compôs o dispositivo de honra da solenidade, ao lado de outras autoridades como o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel PM Rodrigo Sousa Rodrigues; o delegado regional executivo e superintendente regional da Polícia Federal em Minas Gerais, Alexandre Silveira de Oliveira; e o subsecretário de Inteligência e Atuação da Sejusp, Christian Vianna de Azevedo.

A abertura do Mês da Segurança Institucional foi realizada por meio do Gabinete de Segurança e Inteligência – GSI e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Ceaf do MPMG, e também marcou o lançamento da Campanha Mais Segurança. A iniciativa tem como objetivo difundir e incentivar a implementação de uma cultura de segurança no Ministério Público, com a promoção de atividades direcionadas ao tema.

“As atividades práticas e teóricas que serão desenvolvidas durante todo o mês de agosto abordarão não somente a segurança institucional e seus aspectos de segurança orgânica, mas também de segurança ativa, e irão contribuir para o aperfeiçoamento de membros, servidores e estagiários do MPMG”, disse a diretora do Ceaf, Elaine Martins Parise.

A coordenadora do GSI Vanessa Fusco destacou que a segurança institucional no MP está vinculada à inteligência institucional, que se modernizou, passou a abrigar o escritório de proteção de dados e a previsão é de avanço na área de segurança cibernética e capacitação, a partir da assinatura de memorandos de entendimento com o Reino Unido.

“Hoje, temos uma base de dados robusta, ágil e eficiente, que serve a todos os membros e servidores do MPMG para o exercício da atividade-fim”, ressaltou Vanessa Fusco. “Não existe segurança sem inteligência e não existe inteligência se não para promover a segurança e auxiliar as instituições a funcionarem melhor”, corroborou o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, encerrando o evento.

 

 

Texto: Edição Secom/TJMMG, com informações do MPMG

Fotos: Eric Bezerra/MPMG