TJMMG prestigia posse da Diretoria do TJMG

01/07/2022 20h08 - Atualizado em 01/07/22 20h23

Tomaram posse, nesta sexta-feira, 1º de julho, os integrantes da Alta Direção do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais para o biênio 2022-2024. A solenidade ocorreu no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.


Prestigiaram o evento, o governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema Neto; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, deputado Agostinho Patrus, dentre outras autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. 

O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, desembargador Rúbio Paulino Coelho, esteve presente integrando a mesa de autoridades. 

O novo presidente do Órgão, desembargador José Arthur Filho, sucede o desembargador Gilson Soares Lemes, responsável – dentre outros feitos – pela inauguração de 30 novos fóruns nas comarcas do interior da Justiça mineira, durante a sua gestão. 

O magistrado eleito é o 55º gestor máximo do Poder Judiciário mineiro em seus 149 anos de existência. O magistrado foi superintendente adjunto da Superintendência Administrativa do TJMG. Atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral de 1993/1995 – vaga de advogado, reconduzido para o mesmo cargo de juiz do TRE para o biênio de 1995/1997. Foi superintendente de Planejamento Administrativo e Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio. Atuou como membro da Comissão de Orçamento, Planejamento e Finanças no biênio 2016/2018; membro da Comissão para organizar a programação comemorativa dos 300 anos de criação da Comarca do Serro; coordenador da Comissão de Acessibilidade e Inclusão; presidente do Comitê de Proteção de Dados Pessoais. Foi nomeado pelo presidente do STF e do CNJ para compor o Comitê de Integridade do Poder Judiciário (CINT). 

Foram empossados, além do presidente, desembargador José Arthur Filho, o 1º vice-presidente, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa; o 2º vice-presidente, desembargador Renato Luís Dresch; a 3º vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; e a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Yeda Monteiro Athias.

O evento

O início foi marcado pela execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Judiciário de Minas Gerais, ambos interpretados pela Orquestra Jovem e pelo Coral Infantojuvenil do Tribunal de Justiça. 

Em seguida, foi apresentado o relatório de gestão do desembargador Gilson Lemes, em formato de vídeo, produzido pela Diretoria de Comunicação do TJMG, aos presentes. 

Em seu pronunciamento, o desembargador Gilson Soares Lemes ressaltou que ao longo dos últimos dois anos, a sua gestão buscou rumar permanentemente em direção dos bons ventos, com objetivo de conduzir e manter o Judiciário mineiro no caminho do aperfeiçoamento contínuo. 

Ainda, segundo o magistrado, ao longo da sua gestão, muitas sementes foram plantadas e os frutos do trabalho estão sendo colhidos. São conquistas nas áreas de Tecnologia, Infância e Juventude, Governança Judiciária,  combate à violência contra a mulher, Integridade, Conciliação, Justiça Criminal, Gestão de Recursos e de Pessoas, Justiça de 1º e 2º graus, Sustentabilidade e Cultura da Paz, entre tantas outras. 

O desembargador lembrou dos desafios da sua gestão, em especial, a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), que lançou o Poder Judiciário em um cenário inédito. Entretanto, o ex-presidente destacou a evolução tecnológica decorrente da crise, que modernizou de maneira expressiva o Judiciário mineiro. 

A autoridade agradeceu a todos os magistrados, servidores e familiares que contribuíram com a sua passagem pela Presidência do Órgão e deu as boas vindas à nova Diretoria, reafirmando a sua confiança na nova Gestão.

Empossados os novos dirigentes

Após os atos de posse, o desembargador Geraldo Augusto de Almeida, ex-presidente do TJMG, saudou os empossados.  

Com a palavra, o novo presidente do TJ mineiro – desembargador José Arthur Filho – iniciou seu discurso explanando sobre a sua trajetória, o seu caminho traçado pelo interior de Minas Gerais ao longo da sua carreira.  

Em sua fala, o magistrado fez menção à cultura local, destacou artistas mineiros e citou trechos da canção “Quem sabe isso quer dizer amor” (Márcio Borges / Lô Borges), para ilustrar a emoção do momento. 

Poesia e números musicais trouxeram leveza ao evento do Tribunal durante a fala do novo presidente, que relacionou a música e o Direito. Em sua fala, ainda citou o desembargador Fernando Armando Ribeiro – ex-presidente do TJMMG: “A música, assim como o Direito, lida com o sistema ordenado de signos que apenas ganham concretude e vida por meio da interpretação”. 

O presidente afirmou que manterá a relação harmoniosa e o equilíbrio entre os Poderes do Estado, defendendo garantias, independência e autonomia do Poder Judiciário. Ainda, disse que buscará fortalecer o permanente diálogo em nome de um objetivo comum, a defesa da ordem jurídica e do regime democrático.   

O desembargador fez referência às palavras do seu pai (falecido em 30/8/2000), ex-presidente do TJMG (empossado no dia 10/12/1986), José Arthur de Carvalho Pereira, e citou a sua mãe, presente no auditório, momento em que foi executada a música Solamente una Vez (por Juarez Moreira e Mariana) que marcou a vida da família. 

Finalizou seu pronunciamento com a poesia de Cora Coralina:

“O tempo muito me ensinou: ensinou a amar a vida, não desistir de lutar, renascer na derrota, renunciar às palavras e pensamentos negativos, acreditar nos valores humanos, e a ser otimista. Aprendi que mais vale tentar do que recuar… Antes acreditar do que duvidar, que o que vale na vida, não é o ponto de partida e sim a nossa caminhada.”

A solenidade foi transmitida pelo canal do Youtube da Instituição e pode ser assistida, na íntegra, no link: https://www.youtube.com/watch?v=d_eRAPv_BxI.

 

(Texto: Leonardo Henrique Vaz de Melo – Secom/TJMMG)