TJMMG promove palestra durante o Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio

06/09/2022 15h00 - Atualizado em 06/09/22 15h19

O dia 10 de setembro é marcado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e, se antecipando à data, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais promove na sexta-feira, 9, a palestra on-line “Suicídio – Entender para prevenir”, proferida por Bruno Brandão Carreira, médico especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. A palestra gratuita marca a abertura da campanha Setembro Amarelo no TJMMG, e é direcionada a servidores e público em geral interessado no tema.

Bruno Brandão é membro titular da ABP, especialista em dependência química pela USP, pós-graduado em terapia cognitiva comportamental pela PUCRS e com certificação em neurociências pela PUCRS. A palestra dele, uma iniciativa do Serviço de Comunicação Institucional – Secom, em parceria com a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJMMG e com a Escola Judicial Militar – EJM, será realizada das 14h às 15h30, com transmissão pelo canal do EJM no YouTube. Será emitido certificado, com inscrições prévias pelo Sympla.

A campanha Setembro Amarelo é organizada, desde 2014, pela APB, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, e tem mobilização nacional reunindo diversas instituições engajadas à causa. Em 2022, o TJMMG adere ao Setembro Amarelo, que neste ano tem como lema “A vida é a melhor escolha!”.

Conhecimento – De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, todos os anos mais pessoas morrem vítimas de suicídio do que por HIV, malária ou câncer de mama – ou ainda por guerras e homicídios. São registrados, aproximadamente, mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, mas o número é ainda maior, já que não são contabilizados os episódios subnotificados, estimados em mais de 1 milhão de casos. No Brasil, são cerca de 14 mil casos registrados por ano, uma média de 38 pessoas que cometem suicídio por dia.

O suicídio é um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades. Segundo dados da campanha Setembro Amarelo, praticamente 100% de todos os casos de suicídio são relacionados às doenças mentais, principalmente aquelas não diagnosticadas ou as que não foram tratadas de forma correta. Isso significa que a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso aos tratamentos corretos e informações de qualidade.

Por isso, conhecimento é uma das principais ferramentas de combate a este mal. É importante falar sobre o assunto para que quem esteja passando por momentos difíceis e de crise busque ajuda, então é necessário que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em suicídio, para que saibam acolhê-lo e orientá-lo a procurar um especialista.

Faça sua inscrição para a palestra aqui: Suicídio – Entender para prevenir – Sympla

Texto: Secom TJMMG, com informações da campanha Setembro Amarelo