TJMMG publica artigos em e-books

13/09/2012 20h27 - Atualizado em 10/03/22 19h04

fernando-armando-artigoA partir deste mês, o TJMMG passa a publicar seus artigos, além do formato PDF, em ePub, formato livre, aberto e gratuito mais popular de livros eletrônicos (e-book).

Por deliberação da direção do TJMMG, serão publicados, com maior frequência, artigos de magistrados, assessores jurídicos e estudiosos do Direito Militar, no portal do Órgão, tendo em vista pesquisas internas apontarem grande interesse na área, pelo público alvo da Instituição.

O formato ePub vem, progressivamente, se consolidando como padrão para livros digitais. A vantagem do uso do formato é que o texto se adapta à tela, independente do seu tamanho. Outro ponto favorável é a possibilidade de alterar o tamanho do texto (fonte) exibido na tela do dispositivo, o que torna a leitura bastante confortável para qualquer pessoa, em qualquer equipamento, até mesmo em um pequeno smartphone.

Já o PDF também conta com inúmeras qualidades, entretanto, mais relacionadas à manutenção da disposição original dos elementos na página. É como uma “impressão digital”. O formato, que é baseado no suporte físico de uma folha (ex. A4), se faz mais interessante caso o objetivo seja o armazenamento da cópia com a garantia de fidelidade da diagramação original.

Os e-books em formato ePub são compatíveis com computadores, tablets e smartphones. Diversos aplicativos são compatíveis com o formato ePub, dentre eles, alguns abaixo relacionados. Cabe ao leitor optar por aquele que melhor lhe atenda.

Computadores pessoais – Linux / Windows / Mac-OS

• FBReader – https://www.fbreader.org/

• Adobe Digital Editions – https://www.adobe.com/products/digitaleditions

• ePub Reader Plugin Firefox – https://www.epubread.com/en/

 

iOS – (iPod, iPhone, iPad)

Nestes dispositivos é necessário apenas ter instalado o aplicativo iBooks. Ao pressionar o link na tela, o navegador exibirá uma caixa de diálogo questionando onde o aplicativo será aberto. Pressione a opção “abrir no iBooks”.

 

Android (smartphones e tablets diversos)

Os aplicativos mais populares disponíveis para o sistema operacional Android, embarcado em diversos celulares e tablets, são os seguintes:

• Aldiko – https://market.android.com/details?id=com.aldiko.android

• FBReader-https://market.android.com/details?id=org.geometerplus.zlibrary.ui.android

As obras publicadas pelo TJMMG podem ser encontradas no endereço www.tjmmg.jus.br/artigos

 

Ascom – TJMMG