TJMRS entrega Comenda do Mérito

23/06/2015 18h05 - Atualizado em 23/06/15 18h05

imagem

Foto: TJMRS

“Na última sexta-feira (19 de junho), em sessão especial dirigida pelo seu Juiz-Presidente Sergio Antonio Berni de Brum, o Tribunal de Justiça Militar do Estado distinguiu autoridades públicas, advogados, presidentes de associações jornalistas e outros membros de relevância sócio-política do Estado, com a “Comenda do Mérito Judiciário Militar”. A distinção é conferida, conforme deliberação da comissão especial de honraria e mérito, nos termos da decisão, em sessão plenária de 22 de dezembro de 1981 e foi instituída com o objetivo de premiar pessoas ou instituições que mereçam tal distinção por ter prestado assinalados serviços ou ter demonstrado excepcional apreço à Justiça Militar do Estado. A simbologia aplicada à concepção da medalha utiliza o branco para lembrar a paz, a harmonia e o equilíbrio; o ouro representa nobreza e dignidade, enquanto o verde sugere esperança, fé e confiança. Os nomes dos homenageados desta edição foram indicados e aprovados à unanimidade pelo Pleno do Tribunal de Justiça Militar do Estado, na sessão número 3.251 de 27 de abril de 2015.

Agraciados

Receberam a Comenda do Mérito Judiciário Militar o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Edson Brum; o Defensor Público-Geral do Estado Nilton Leonel Arnecke Maria; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado Conselheiro Cezar Miola; o Deputado Estadual Jorge Pozzobon; a ex-governadora do Estado Yeda Rorato Crusius o Senador da República Lasier Martins; o Deputado Federal Giovani Cherini; o Comandante Militar do Sul General de Exercito Antônio Hamilton Martins Mourão; o vice- Presidente Nacional da OAB (Presidente em Exercício) Cláudio Lamachia; o Procurador da Justiça Militar da União, Clauro Roberto de Bortolli; o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região Desembargadora Cleusa Regina Halfen; o Conselheiro-Presidente do Tribunal de contas do Estado Adroaldo Loureiro; o Secretário de Estado de Minas e Energia Lucas Redecker; o Secretário de Estado dos Transportes e Mobilidade Pedro Whestphalen; o ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região Desenbargador Vilson Darós; o Procurador de Justiça do Estado Eduardo de Lima Veiga; o ex-Desembargador Dorval Braulio Marque; a Procuradora de Justiça do Estado Maria Ignez Franco Santos; o Comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre Cel. Paulo Antônio Nahon Penido Monteiro; o ex-Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado João Osório Ferreira Martins; o Presidente da Associação dos Oficiais R/2 do RS Tenente R/2 Carlos Augusto Santiago Nobre; o jornalista Rogério Mendelski; o radialista Milton Cardoso; o fotógrafo Ronaldo Bernardi; o radialista Silvio Roberto Gugu Streit o jornalista Claudio Brito e o jornalista e escritor Kenny Braga.

Discursos

Em nome dos Magistrados do TJM/RS, homenageou os distinguidos com a Comenda, o Juiz Amilcar Fagundes Freitas Macedo. Pelos agraciados discursou o jornalista Cláudio Brito.

Mesa oficial

Compuseram a mesa oficial da solenidade os magistrados da Corte Juiz-Presidente, Sergio Antonio Berni de Brum; o Juiz-Vice-Presidente Antonio Carlos Maciel Rodrigues; Juiz-Corregedor-Geral da Justiça Militar Paulo Roberto Mendes Rodrigues e os juízes Fábio Duarte Fernandes, Amilcar Fagundes Freitas Macedo e Maria Emília Moura da Silva. Também compuseram a mesa o Secretário-–Chefe da Casa Militar do Governo do Estado Ten-Cel. Everton Oltramari, representando o Governador do Estado, José Ivo Sartori; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado deputado Edson Brum; O Subprocurador-Geral de Justiça do Estado Paulo Emílio Jenisch Barbosa, o Defensor Público-Geral do Estado Nilton Leonel Arneck Maria; a ex-Governadora do Estado Yeda Rorato Crusius; O Senador da República Lasier Martins; o Comandante Geral da Brigada Militar Cel. Alfeu Freitas Moreira; o Comandante Militar do Sul Gen de Ex. Antonio Hamilton Martins Mourão; o Vice-Presidente Nacional da OAB Cláudio Lamachia; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/RS Marcelo Bertolucci; Juiz-Presidente do TJM de Minas Gerais, Cel. Sócrates Edgard dos Anjos; Juiz Cel. Vice-Presidente do TJM de São Paulo Fernando Pereira; Desembargador Sergio Gishkow pereira, representando a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul – AJURIS.

Presentes

Também prestigiaram o ato o Deputado Estadual Adolfo Brito; o representante da Secretaria de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos Ten. Cel. RR Edison Tabajara Rangel Ruas; o Vice-Presidente de Núcleos da Associação do Ministério Público João Ricardo Tavares; o Defensor Público José Francisco Ferreira de Andrade; o Comandante Regional do Policiamento Fronteira Noroeste Cel. José Luis Ribeiro Paz; o representante do Comando Ambiental da Brigada Militar Maj. Alberto Becker; o Comandante Regional do Policiamento da Fronteira Oeste Cel. Gleider Cavalli de Oliveira; o Comandante do 9º BPM Ten.Cel. Francisco Lannes Vieira; o Comandante do 1° BPM Ten. Cel. Antonio Carlos Maciel Jr.; o Cel. Clóvis Antônio Soares; o Diretor-Presidente da MBM Previdência Privada Ten. Cel. RR Guacir Dellano Bueno; o Diretor- Presidente do IBCM Ten. RR Daniel Lopes dos Santos; o Procurador de Justiça aposentado Sérgio Luiz Nasi.”

 

Reprodução/TJMRS