Tribunais receberão equipamentos depois de passar por auditoria

24/12/2010 10h40 - Atualizado em 24/12/10 10h40

A Secretaria de Controle Interno do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais de justiça, está realizando uma auditoria para verificar a efetividade do processo de doação de equipamentos aos tribunais de justiça dos estados.

O CNJ já investiu mais de R$ 100 milhões na compra de equipamentos de tecnologia da informação, que foram repassados aos tribunais. O programa de modernização do Judiciário terá continuidade em 2011, mas as futuras doações estarão condicionadas ao resultado das auditorias.

“Não é um programa de distribuição de equipamentos, mas de modernização do Judiciário para prestar melhores serviços à sociedade, tornando a Justiça mais ágil e acessível ao cidadão”, lembra Sílvia Caldas Ferreira, chefe da seção de auditoria do CNJ. A auditoria vai verificar se o programa está atingindo o seu principal objetivo, que é tornar a justiça mais célere. Na semana passada, a Seção de Auditoria do CNJ promoveu uma videoconferência para orientar os responsáveis pelo controle interno dos tribunais das 27 unidades da federação sobre os pontos fundamentais da auditoria.

As auditorias ficarão a cargo do controle interno de cada tribunal. A seção de auditoria do CNJ coordenará o trabalho, orientando e esclarecendo dúvidas das equipes estaduais. Segundo Sílvia Caldas, a proposta foi muito bem recebida pelos tribunais. “Nossa proposta é padronizar os instrumentos de controle e trabalhar de forma integrada”, explica. O foco é o resultado: verificar se o uso dos equipamentos tem melhorado a eficiência da prestação jurisdicional e eventuais necessidades de ajustes. A expectativa é de que as auditorias sejam concluídas até março.

 

Gilson Euzébio

Agência CNJ de Notícias