Tribunal de Justiça empossa novos juízes de Direito

08/04/2013 14h19 - Atualizado em 08/04/13 14h19

Foto: Túlio Traváglia

posse-novos-juizes-jpg-tulio-travaglia

Em cerimônia ocorrida na tarde do último dia 5, no I Tribunal do Júri de Belo Horizonte, tomaram posse 96 juízes de Direito aprovados no concurso para ingresso na magistratura, realizado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). Os novos magistrados já assumem como juízes de Direito substitutos nessa segunda-feira.

Os termos de posse foram entregues ao som do quarteto de cordas da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Ao discursar para os novos juízes, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, destacou que é fundamental “confiar na Justiça como uma das mais nobres virtudes e no Judiciário, como instituição capaz de promover a paz social, fortalecer a sociedade e o Estado Democrático de Direito”.

Entre os aprovados, há uma divisão relativamente equilibrada de homens (59) e mulheres (37), e a média de idade é de 34 anos. O candidato mais jovem tem 26 anos. O veterano da turma tem 41. Mais da metade (55) é oriunda de outros estados brasileiros, sendo que, destes, 32 vieram da região sudeste.

A mesa de honra foi composta pelo presidente Herculano Rodrigues; pelo primeiro vice-presidente do TJMG, desembargador José Tarcízio de Almeida Melo; pelo segundo vice-presidente, desembargador José Antonino Baía Borges; pelo terceiro vice-presidente, desembargador Manuel Bravo Saramago; pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Audebert Delage Filho.

novos juizes2-amagis1

Também estiveram presentes, o presidente da Associação de Magistrados Mineiros, desembargador Herbert Carneiro; o diretor do Foro da comarca de Belo Horizonte, juiz Marco Antônio Feital Leite; a defensora pública-geral, Andréa Abritta Garzon Tonet; o procurador-geral de Justiça adjunto jurídico Waldemar Antônio de Arimateia, representando o procurador-geral de Justiça Carlos André Marianni Bittencourt; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, juiz Cel BM Osmar Duarte Marcelino; o desembargador Luiz Ronan Neves Koury, representando a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, desembargadora Deoclécia Amorelli Dias; o procurador da República Perroni Kalil, representando o procurador-chefe da República Adailton Ramos Nascimento; o Cel Itamar Almeida Sá, representando o comandante-geral da PMMG, Cel Márcio Martins Sant’Ana; o corregedor do Corpo de Bombeiros Militar, Cel Matuzail Martins da Cruz, representando o comandante-geral do CBMMG, Cel Sílvio Antônio de Oliveira Melo; o delegado-geral Marcos Silva Luciano, representando o chefe de Polícia Civil de Minas Gerais, Cylton Brandão da Matta, e diversos desembargadores, juízes, membros do Ministério Público e servidores.

Na véspera, 4 de abril, o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador José Antonino Baía Borges, conduziu a solenidade de encerramento do 3º Curso de Formação para Ingresso na Carreira da Magistratura. O Curso teve início no dia 3 dezembro de 2012 e procurou desenvolver nos novos juízes o conhecimento de atividades práticas, bem como, subsídios para o aprimoramento humanístico, político e social.

O presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, juiz Cel BM Osmar Duarte Marcelino, foi um dos palestrantes durante o 3º Curso de Formação para Ingresso na Carreira da Magistratura, realizado no auditório do TJMG, tendo ministrado a palestra “Apresentação da Justiça Militar”, na tarde do dia 22 de março.

 

Foto: AMAGIS


ASCOM – TJMMG