TV Justiça: programa Saber Direito discute os direitos da pessoa no Código Civil

26/11/2010 17h22 - Atualizado em 26/11/10 17h22

Fonte: STF 

Saber Direito Compacto

O Saber Direito Compacto é mais uma oportunidade de o telespectador rever as aulas do Saber Direito Aula, e assim conseguir atualizar ainda mais o conteúdo exibido durante a semana.

No programa desta semana a professora de Direito Civil, Mônica Queiroz, esclarece temas como: a personalidade jurídica, o nome, o domicílio, o estado civil, os direitos da personalidade e a capacidade da pessoa natural, além de apresentar as pessoas jurídicas e a possibilidade de desconsideração de sua personalidade.

No primeiro encontro, Mônica Queiroz trata da personalidade da pessoa natural, abordando as teorias mais importantes sobre o tema. Analisa ainda o fim da personalidade, explicando as espécies de morte.

A segunda aula é dedicada ao estudo dos atributos da personalidade: o nome civil, o estado civil, o domicílio e a capacidade. Já na terceira aula, serão aprofundadas as manifestações de incapacidade da pessoa natural.

O quarto encontro é dedicado ao estudo dos direitos da personalidade com o enfrentamento de temas polêmicos, como a possibilidade de o transexual se submeter à cirurgia de transgenitalização, e a colisão de direitos fundamentais.

O curso termina com a abordagem da pessoa jurídica e as suas espécies, além da análise da teoria da desconsideração da personalidade da pessoa jurídica. 

Exibições: sexta – 11h (inédito); domingo – 10h (reapresentação).

Saber Direito Debate entrevista a professora Mônica Queiroz

No programa Saber Direito Debate a professora de Direito Civil, Mônica Queiroz, conta um pouco de sua história e sua escolha pelo Direito. Ela aproveita ainda para dar dicas de livros sobre o assunto, que é ministrado no Saber Direito Aula com o tema: “As Pessoas no Código Civil de 2002”.

Exibições: sexta – 19h30 (inédito); sábado – 14h (reapresentação).

Saber Direito Responde

O Saber Direito Responde desta semana destaca temas, conceitos e institutos relacionados às pessoas no Código Civil de 2002.

O programa que serve como mais uma ferramenta de informação para os estudantes do Direito, convida a professora de Direito Civil,  Mônica Queiroz, para responder às perguntas sobre o tema: As Pessoas no Código Civil de 2002. Entre os pontos em destaque, a personalidade jurídica, o nome, o domicílio, o estado civil e os direitos da personalidade.

Quem quiser participar do programa com sugestões e perguntas, basta entrar em contato pelo e-mail:saberdireito@stf.jus.br

E mais! O Saber Direito também está no YouTube. Para assistir às aulas, basta acessarwww.youtube.com/saberdireito

Exibições: sexta – 10h (inédito); sábado – 00h30 (reapresentação).

Fonte: TV Justiça