19 de novembro – Dia da Bandeira do Brasil

19/11/2009 14h38 - Atualizado em 19/11/09 14h38

  Comemora-se na data de hoje, 19 de novembro, o Dia da Bandeira do Brasil, que foi instituída 4 dias depois da Proclamação da República, em 1889.
       Criada pelo advogado Ruy Barbosa, a bandeira provisória era bastante semelhante à bandeira estadunidense, fato que fez com que o marechal Deodoro da Fonseca vetasse o desenho.
       Adotada pelo decreto de lei nº 4, de 19 de novembro de 1889, a bandeira atual é o resultado de uma adaptação da antiga bandeira do império idealizada em 1820 por Jean-Baptiste Debret. O disco azul central foi idealizado pelo pintor Décio Vilares, já as estrelas, por Benjamin Constant. A inscrição “Ordem e Progresso” é fruto da influência do positivismo de Augusto Comte.
       Até hoje, a bandeira brasileira permanece inalterada, com exceção das estrelas, que segundo a Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, devem ser atualizadas no caso de criação ou extinção de algum Estado.
       O Brasil já teve vários modelos de bandeiras ao longo dos seus 509 anos de existência. No atual modelo, o verde simboliza as nossas matas, o azul o nosso céu, o amarelo as nossas riquezas, as estrelas são os estados do país e o branco representa a paz. Este modelo foi criado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos.
       Salve, lindo pendão da esperança!
       Salve, símbolo augusto da paz.

Assessoria de Comunicação
Ascom@tjmmg.jus.br