Comunicação Institucional

24/04/2024 11h30 - Atualizado em 24/04/24 12h07
Campanhas Institucionais
  • Janeiro Branco

O TJMMG aderiu, pelo segundo ano consecutivo, à campanha Janeiro Branco, que alerta sobre a importância para os cuidados com a saúde mental e emocional, visando prevenir doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. A campanha Janeiro Branco, que já era feita pela sociedade civil organizada, foi abraçada como política pública e sancionada pela Lei Federal nº 14.556/2023. No âmbito do TJMMG, a adesão à campanha é uma iniciativa da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) e do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores da Justiça Militar de Minas Gerais.

Ao longo de todo o mês, mensagens acerca dos cuidados com a saúde mental foram disponibilizados pela Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) aos servidores pelos canais internos de comunicação do Tribunal. Em alusão à campanha, foi feita a entrega de fitinhas brancas aos magistrados, servidores e colaboradores, reforçando a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional dentro e fora do ambiente de trabalho. O TJMMG ainda iluminou a fachada do edifício-sede ao longo de todo o mês, simbolizando o comprometimento do órgão com a causa levantada pela campanha.

 

 

 

  • Fevereiro Roxo e Laranja

O mês de fevereiro foi dedicado à prevenção e ao combate de quatro doenças, representadas por duas cores. O roxo está relacionado à conscientização sobre lúpus, fibromialgia e Alzheimer. A cor laranja alerta sobre um dos tipos mais graves de câncer, a leucemia, e incentiva a doação de medula óssea. A junção das duas cores forma o Fevereiro Roxo e Laranja, campanha que busca sensibilizar a população brasileira sobre essas doenças, seus sintomas e consequências.

O tema foi tratado pelo TJMMG ao longo de todo o mês de fevereiro de 2024. Foi distribuído a magistrados e corpo funcional fitinhas alusivas ao tema, para provocar o engajamento de servidores e colaboradores às causas defendidas na ação. Também foi distribuído material informativo da Fundação Hemominas com informações sobre como ser um doador de medula óssea.

No âmbito do TJMMG, a adesão à campanha é uma iniciativa da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) e do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores da Justiça Militar de Minas Gerais.

 

 

  • Campanha Prova de Vida

A partir de 1° de fevereiro de 2024 entrou em vigor a nova regra para o recadastramento anual dos magistrados e servidores aposentados e dos pensionistas que integram a folha de pagamento do TJMMG. A novidade a partir de agora é a possibilidade de fazer a chamada prova de vida de forma digital pelo aplicativo Gov.br, do Governo Federal, o que garante mais comodidade aos beneficiários. O recadastramento presencial na sede do TJMMG segue mantido, sem alterações.

A nova maneira de fazer a prova de vida está sendo divulgada ao longo de todo o ano de 2024, em uma iniciativa da Diretoria Executiva de Recursos Humanos (DRH) com apoio da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom), a fim de sensibilizar os aposentados e pensionistas aniversariantes de cada mês. Na prática eles recebem correspondência registrada com orientações para a prova de vida nas duas modalidades, e o conteúdo também está disponibilizado no site do TJMMG.

 

  • Março Amarelo

No mês de março, o TJMMG reforçou seu compromisso com a conscientização sobre a endometriose, uma condição que afeta cerca de 176 milhões de mulheres em todo o mundo. Como parte das iniciativas da campanha Março Amarelo, foram entregues marcadores de livros com mensagens acerca do tema para as servidoras e colaboradores da Justiça Militar mineira, incentivando a busca por informação sobre a doença.

Foram produzidos pela Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) marcadores de livros com mensagens diferentes. “Sentir cólica forte não é drama e pode ser endometriose”, “Fluxo menstrual intenso e desconfortável pode ser endometriose”, “Familiar com endometriose é fator de risco” e “Tentar engravidar por mais de um ano sem sucesso pode ser endometriose” foram as mensagens compartilhadas, todas acompanhadas do alerta “Procure seu médico”.

Além disso, ao longo do mês o TJMMG disponibilizou conteúdos informativos sobre endometriose nos veículos de comunicação institucional e iluminou o edifício-sede com luzes amarelas. A campanha Março Amarelo é uma iniciativa da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS).

Vídeos
  • Um Plano de Todos

A campanha é uma iniciativa do Escritório de Projetos do TJMMG, com realização da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) e visa mostrar o alcance dos objetivos estratégicos do Plano Estratégico para o sexênio 2021-2026 por meio de depoimentos em vídeo com a participação de magistrados, servidores ou colaboradores que tenham cooperado com esse processo.

São aplicáveis à Justiça Militar mineira dez macrodesafios, e a campanha prevê a divulgação de um vídeo correspondente a cada um deles. Em 2023 foram disponibilizadas as cinco primeiras produções, e a previsão é de que as restantes sejam divulgadas ao longo de 2024.

Saiba mais sobre a campanha aqui.

Assista aos vídeos aqui.

 

  • InformAção

Desenvolver iniciativas interinstitucionais voltadas à promoção do acesso à justiça, informação e comunicação, com uma abordagem humanizada, garantindo direitos às vítimas de crime e minimizando a revitimização. Este é o objetivo central do projeto InformAção, uma parceria entre o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançado em março de 2024, na sede do TJMMG.

Na primeira fase do projeto foram desenvolvidos 15 vídeos em linguagem acessível, com a participação de alunos do curso de Direito prestando orientações de uma forma interativa a eventuais vítimas e, assim, promovendo a conscientização da sociedade como um todo acerca de seus direitos, na pretensão de conferir um tratamento digno às vítimas, assegurando-as a possibilidade de obter maior conhecimento sobre a justiça, sobre as etapas para a sua realização e sobre os seus direitos. Os vídeos foram produzidos pelo MPMG, com apoio do TJMMG por meio da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom). O projeto tem à frente a promotora de justiça Ana Tereza Ribeiro Salles Giacomini, coordenadora do Centro Estadual de Apoio às Vítimas – Casa Lilian, e o desembargador Fernando Galvão.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Assista aos 15 vídeos do projeto aqui.

Eventos
  • Posse dos novos juízes de Direito substitutos

Uma sessão solene histórica no mês de janeiro de 2024 marcou a posse de seis novos juízes de Direito substitutos da Justiça Militar em Minas Gerais. A solenidade inédita em 86 anos do TJMMG, foi realizada no auditório da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), com transmissão ao vivo pelo canal do TJMMG no YouTube.

Saiba mais aqui.

Assista à cerimônia aqui.

Veja fotos aqui.

 

  • Posse da nova gestão 2024-2026

A gestão 2024-2026 do TJMMG tomou posse em sessão solene realizada no dia 21 de março, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), e foram empossados o desembargador Jadir Silva, como presidente; o desembargador cel. PM James Ferreira Santos, como vice-presidente; o desembargador cel. PM Sócrates Edgard dos Anjos, como corregedor-geral da Justiça Militar de Minas Gerais; e o desembargador Fernando Armando Ribeiro, como ouvidor-geral da JMMG.

Saiba mais aqui.

Assista à cerimônia aqui.

Veja fotos aqui.

Revista de Estudos e Informações

A “Revista de Estudos e Informações” é uma publicação anual do TJMMG, produzida pela Escola Judicial Militar (EJM) e pela Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom), que reúne entrevista, reportagens, notícias e artigos, tendo como tema central a Justiça Militar. Desde a 49ª edição, lançada em 2023, é divulgada exclusivamente em formato digital.

Acesse todas as edições aqui.

Plano de Comunicação

Acesse o Plano de Comunicação do TJMMG aqui.

*Versão atualizada em novembro/2023