Assembléia organiza exposição “Constituição Mineira 89/09”

17/09/2009 15h49 - Atualizado em 17/09/09 15h49

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais está organizando a exposição “Constituição Mineira 1989/2009: 20 anos construindo a democracia”.

A exposição propõe aos visitantes que caminhem por uma linha do tempo que começa com a apresentação de aspectos históricos gerais dos 20 anos anteriores ao processo constituinte. Passa, em seguida, pelos principais fatos que marcaram a participação da sociedade mineira na elaboração da Constituição Estadual e chega aos dias atuais, mostrando a interação entre o Poder Legislativo mineiro, as instituições e os cidadãos. As variadas linguagens utilizadas contribuem para provocar uma reflexão sobre as instituições democráticas, as conquistas decorrentes do processo constituinte e o compromisso de todos com a democracia.

A abertura da exposição será no próximo dia 21 de setembro, segunda-feira, às 18h30min, na Assembléia Legislativa, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. Os magistrados e servidores da Justiça Militar estão convidados para conhecerem o acervo e os documentos gerados em um período tão marcante de nossa história. 

O Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais participa da exposição, com um raríssimo exemplar do acervo de sua biblioteca, da Constituição Estadual, assinada por todos os deputados estaduais constituintes, no dia de sua promulgação, ocorrida em 21 de setembro de 1989.

 

Assessoria de Comunicação
     Ascom@tjmmg.jus.br