Corregedor Nacional destaca esforço no cumprimento da Meta 2

07/08/2009 10h29 - Atualizado em 07/08/09 10h29

Ao abrir o 2º Workshop dos Gestores Nacionais das Metas de Nivelamento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no dia 5 de agosto, quarta-feira, em Brasília, o Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Gilson Dipp, destacou o empenho dos magistrados brasileiros no cumprimento da Meta 2 do Judiciário, de julgar ainda este ano todos os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005.

O ministro afirmou que os juízes estão colaborando para a auto-afirmação do Judiciário brasileiro. Cerca de 500 mil processos distribuídos até o final de 2005 já foram julgados este ano. Segundo o corregedor, esse resultado demonstra a potencialidade que tem a magistratura quando quer enfrentar as suas dificuldades.

O ministro Gilson Dipp destacou a importância de contar com uma base de dados consistentes sobre o acervo processual no Brasil. Os tribunais aceitaram o desafio da Meta 2 e perceberam a necessidade do controle permanente do acervo processual.

O corregedor instou os tribunais que já cumpriram a Meta 2 a avançar no julgamento de processos distribuídos após dezembro de 2005, no intuito de reduzir ainda mais o estoque processual. O ministro Gilson Dipp destacou a importância da participação de outros órgãos como o Ministério Público, a Fazenda Pública e a Defensoria Pública, no combate à morosidade na Justiça brasileira.

O Corregedor Nacional afirmou que o Judiciário não é ator exclusivo nesse grande processo de prestação jurisdicional. Concluiu dizendo que está orgulhoso com os resultados obtidos até agora e confiante no cumprimento da Meta 2, pelos Tribunais brasileiros.


     Assessoria de Comunicação
     ascom@tjmmg.jus.br