Governador em exercício visita Justiça Militar

28/01/2009 11h35 - Atualizado em 28/01/09 11h35

O Governador em exercício, Dr. Antônio Augusto Anastasia, nesta terça feira, 27/01/09, foi homenageado pela Justiça Militar Estadual (JME) mineira.

Durante sessão solene do Tribunal Pleno da JME, presidida pelo Juiz Cel PM Rúbio Paulino Coelho, em presença de todos os juízes e servidores, o Professor Anastasia recebeu um troféu que registra o apoio que esta Justiça Especializada tem recebido do Poder Executivo de Minas Gerais. 

O troféu faz alusão aos 71 anos da Justiça Militar do Estado de Minas Gerais e ao II Encontro dos Magistrados Militares Estaduais, realizado recentemente em Belo Horizonte, organizado pelo Tribunal de Justiça Militar (TJMMG).  

Em seu discurso, abrindo a sessão, o Presidente do Tribunal destacou o programa de divulgação da JME, que está em curso, por intermédio de distribuição de cartilhas, edição de revistas e palestras em faculdades. Salientou que o Governador em exercício é um incentivador e amigo da Justiça Militar e reconhece o papel dessa Justiça na manutenção dos pilares básicos das Instituições Militares Estaduais (IMEs), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, garantindo a aplicação célere da justiça, devido às características históricas da Justiça Castrense.

Ao falar sobre os pilares das IMEs, a hierarquia e a disciplina, o Presidente do Tribunal citou discurso de posse do Comandante-Geral da PMMG, Coronel PM Renato Vieira, que atribui à Justiça Militar mineira significativa importância, que perpassa o contexto de defesa social, exatamente pelo seu trabalho de fortalecimento da significação da hierarquia e da disciplina no contexto laborativo e representativo das forças militares de Minas Gerais.

Ao final da Sessão Solene do Pleno, o professor Anastasia proferiu discurso em que reafirmou a importância da Justiça Militar, como ramo especializado, e lembrou que, quando da Assembléia Nacional Constituinte (1987-1988), nos acendrados e qualitativos debates sobre a validade, eficácia e eficiência das Instituições Públicas, foi um dos que trabalharam e apoiaram a constitucionalização da Justiça Castrense, já nesta perspectiva da especialização, da eficiência e da celeridade que marcam a Justiça Militar Estadual.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito da foto: Clóvis Campos

 

Assessoria de Comunicação

ascom@tjm.mg.gov.br