“Minas Gerais é o Estado que mais investe em Segurança”

02/06/2008 11h06 - Atualizado em 02/06/08 11h06

Durante entrega de mais 370 novas viaturas à Polícia Militar mineira, o Governador Aécio Neves afirmou que Minas Gerais é o Estado que mais investe em Segurança Pública, em relação ao seu orçamento, 13,5%.

No dia 28 de maio de 2008, durante entrega das novas viaturas, o Governador fez um balanço dos investimentos na frota de veículos das forças de Segurança de Minas:

  • A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil contam hoje com um total de 12.687 veículos. 
  • A frota aumentou 75% em relação ao ano de 2003. 
  • Apenas nessa entrega de viaturas à PMMG, foram investidos R$33,2 milhões para a aquisição de 282 veículos destinados a municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e 88 viaturas para atender à segunda fase do projeto Cinturão de Segurança, que visa intensificar o policiamento nas cidades de Minas que fazem divisa com outros estados.

As viaturas destinadas ao Cinturão de Segurança irão para 74 municípios mineiros localizados nos eixos das rodovias federais até 150 Km do limite com outros Estados, com a finalidade de reforçar a segurança nessas áreas.

O projeto Cinturão de Segurança do Estado foi criado em 2006 e prevê investimentos na qualificação profissional e na valorização do servidor, no reaparelhamento e na modernização das Unidades. O objetivo é aumentar a visibilidade da PM, melhorando as condições de ostensividade para prevenção e repressão, além de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Dentre os equipamentos já destinados a esse projeto estão caminhonetes com cabine dupla e tração 4×4, armamento reforçado, coletes e rádios comunicadores.

Já as viaturas destinadas à Região Metropolitana de Belo Horizonte fazem parte do Projeto de Gestão Terceirizada, criado em 2005, que prevê a aquisição de 831 novas viaturas, com investimento de R$56,7 milhões e economia no emprego de pessoal na manutenção. 
 
Fonte: Minas Gerais – Órgão Oficial dos Poderes do Estado – 29  de Maio de 2008