P8 – Plano de Gestão da Estratégia

30/11/2010 14h15 - Atualizado em 30/11/10 14h15

1.    Escopo ou finalidade do projeto 

O Projeto visa instituir a cultura de planejamento na Justiça Militar, por meio da implantação de um modelo de Gestão da Estratégia que assegure a execução dos projetos e a apuração dos indicadores de desempenho. Esse modelo é baseado na realização de reuniões periódicas de acompanhamento dos projetos constantes do Planejamento Estratégico da Justiça Militar de Minas Gerais, verificando o cumprimento dos cronogramas, a coleta de indicadores, o alcance de metas, para se proceder aos ajustes necessários, com vista à obtenção dos resultados desejados.

2.    Alinhamento estratégico

O projeto contribuirá para alcance do objetivo 3.3– Motivar e comprometer magistrados e servidores com a execução da estratégia, parte do tema Gestão de Pessoas e do objetivo 4.1 – Assegurar recursos orçamentários necessários para a execução da estratégia, parte do tema Orçamento.

3.    Clientes do projeto

Todas as unidades da Justiça Militar.

4.    Justificativa

É pacífico o entendimento de que, no Brasil, a Administração Pública dever entrar na era da Administração gerencial, com foco nos resultados.

Não se tem notícia de ter havido na Justiça Militar de Minas Gerais um planejamento estratégico. Há que se pensar que sempre se buscou eficácia na prestação jurisdicional no âmbito de sua competência, mas, até o momento, todas as atividades foram e são realizadas com foco dentro da instituição. Obstáculos são removidos à medida que eles acontecem, por meio de soluções paliativas e imediatas.

Com vistas a aumentar sua eficiência e eficácia e melhorar a qualidade de seus serviços, a Justiça Militar de Minas Gerais elaborou seu Planejamento Estratégico para o período 2010-2014. Após análise de ambientes interno e externo, atual e futuro, foram definidos objetivos que, para serem alcançados, impuseram-se metas de curto, médio e longo prazo. Essas metas, por sua vez, deverão ser alcançadas por meio de projetos contendo planos de ação, os quais envolvem todos os setores da instituição.

Surge, então, a necessidade de um projeto que garanta a gestão da estratégia como um processo cíclico e contínuo.

5.    Gestor do Projeto

 

Nome

Cargo

Fernando Antonio Nogueira Galvão da Rocha

Juiz Civil do Tribunal de Justiça Militar

Telefone

Endereço Eletrônico

Lotação

(31) 3274-1566 R – 202

fgalvao@ufmg.br

Tribunal de Justiça Militar