PMMG comemora 234 anos de existência

10/06/2009 11h28 - Atualizado em 10/06/09 11h28

234-anos-da-pmmg.jpg 

A Polícia Militar de Minas Gerais comemora 234 anos de existência. Suas origens remontam o primeiro Regimento de Cavalaria de Minas, criado em 1775.

O Regimento de Cavalaria de Minas, criado em 1775 constituiu a primeira Tropa Paga da Capitania de Minas, tropa que pertenceu o Alferes Tiradentes, o protomártir de nossa Independência.

A Corporação bicentenária transitou incólume, una e indivisível, pelas crises, movimentos sociais intensos e rupturas da própria ordem institucional. Participou de todos os fatos significativos da história de Minas e do Brasil.

Hoje, a Corporação apresenta-se revigorada frente aos novos desafios. Ao longo do tempo, sua estrutura cresceu, se modernizou, sua organização evoluiu com a própria sociedade que sempre defendeu, e para cujo progresso soube dar o melhor de si.

A Polícia Militar é detentora de prestígio nacional e internacional. Tem um rico patrimônio de grandezas morais, de tradição, de mineiridade, de conhecimento humanístico, técnico e profissional, legado daqueles que, desde o Brasil-Colônia, precederam os heróicos milicianos, na nobre e difícil missão de prover a segurança e a tranqüilidade dos cidadãos e das comunidades, dos 853 municípios mineiros e mais de 100 distritos.

Além de sua missão precípua de manutenção da ordem pública, outras razões contribuem, com intensidade, para a perenidade da PMMG tais como:

– Estrutura militar, fundada nos pilares da hierarquia e disciplina, resultante de valores próprios, sedimentados em ética, ordenamento jurídico próprio e técnicas peculiares;

– Preservação do passado histórico como fonte de inspiração e base doutrinária;

– Culto aos valores da nacionalidade e perfeita sintonia com suas aspirações de justiça, ordem, progresso, paz e liberdade;

– Profissionalização de seus quadros;

– Busca incessante da eficiência e eficácia operacional;

– Moralidade, que a conduz no âmbito interno, a jamais transigir com o mau profissional, não compactuar com o erro, fazendo prevalecer, acima de qualquer outro interesse, o dever policial-militar;

– Cultivar o desprendimento e a operacionalidade de suas ações.

Seu primeiro Comandante-Geral foi o Tenente Coronel Francisco de Paula Freire de Andrada. Desde então, os filhos de Minas demonstram a sua bravura, dedicação, comprometimento em grandes e marcantes momentos de nossa história nacional.

Parabéns à Policia Militar de Minas Gerais pelos 234 de existência.