STJ comemora 20 anos

03/04/2009 11h19 - Atualizado em 03/04/09 11h19
 
     
Foi realizada no dia 01 de abril de 2009, na sede do STJ, a cerimônia de comemoração dos 20 anos do Superior Tribunal de Justiça, também chamado de o Tribunal da Cidadania.
 
     
A criação da Corte surgiu com a Constituição Federal de 1988. O Ministro Cesar Asfor Rocha destacou que os primeiros passos do Tribunal foram tímidos, porque tímida ainda era a sociedade brasileira no tocante à reivindicação de seus direitos.

     
Ressaltou o Presidente do STJ, que a ampliação do leque dos direitos consolidou a imagem do Tribunal perante os jurisdicionados e os Poderes Constituídos.

 
     
O respeito adquirido ao longo desses 20 anos levou o STJ a caminhar rumo à informatização dos processos, com iniciativas como a petição eletrônica certificada, o Diário de Justiça eletrônico, a intimação eletrônica, e mais recentemente, a digitalização de processos.
 
     
O Ministro Nilson Naves, decano do Tribunal, afirmou que o STJ já julgou mais de um milhão de recursos especiais, o mesmo tanto de agravos e mais de cem mil habeas-corpus. Advertiu que é preciso conter este furor recursal. Se não for contido, não saberá o que irá acontecer.
 
      Assessoria de Comunicação
 
      ascom@tjm.mg.gov.br