2º Censo do Poder Judiciário tem prazo ampliado e TJMMG já alcança 98,6% de respostas

16/05/2023 16h31 - Atualizado em 17/05/23 13h23

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) prorrogou, até o dia 30 de junho, o prazo para que aqueles que atuam no Poder Judiciário brasileiro respondam ao 2º Censo do Poder Judiciário. Até o momento, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) já alcançou 98,6% de respostas ao Censo, e figura, desde o início da pesquisa, em 17 de abril, como o tribunal que mais atendeu à chamada do CNJ. Ao todo, 100% dos magistrados da Corte Castrense mineira enviaram seus questionários, assim como 130 dos 132 servidores.

O 2º Censo visa conhecer a realidade do dia a dia nos 94 tribunais e conselhos de todo o país e, assim, orientar ações que permitam melhorar as condições de trabalho e a prestação de serviços à população. As respostas são armazenadas de forma sigilosa, e a divulgação dos resultados, prevista para setembro deste ano, será no formato de dados agregados, com total impessoalidade das informações.

Além de buscar conhecer o perfil sociodemográfico dos profissionais, o Censo é uma oportunidade para que os integrantes do judiciário possam opinar sobre a experiência profissional vivenciada no Poder Judiciário. “O tempo que se dedica ao preenchimento do formulário eletrônico é bem pouco e contrasta com a imensa importância da participação de todos nessa iniciativa, que é fundamental para definir ações futuras do Conselho”, explica Ana Aguiar, juíza auxiliar da presidência do CNJ.

Edição: Esperança Barros/Secom TJMMG, a partir de texto de Luís Claudio Cicci/Agência CNJ de Notícias