8 de março – dia Internacional da Mulher

05/03/2010 11h52 - Atualizado em 05/03/10 11h52


No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com muita violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas.

A comemoração desta data teve origem nas manifestações feministas por mais dignidade e melhores condições de trabalho, bem como direito a voto, que no Brasil foi instituído em 24 de fevereiro de 1932, um marco na história da mulher brasileira.

Diante de uma data tão significativa, reverenciamos este dia, para homenagear as mulheres da Justiça Militar de Minas Gerais e do Brasil. Vocês representam a ternura, a delicadeza, a sensibilidade, a competência e o equilíbrio de todos os lares e ambientes de trabalho. Constitui uma força de trabalho, a formação de nossas crianças, o futuro do nosso país.

São agentes transformadores do lar em templos da divina missão do amor, dignidade e esperança de paz nos corações aflitos e desorientados.

Carrega dentro de si a semente sagrada que provê a vida. Seu coração é manancial de sabedoria. Do seu íntimo brota a força amorosa que nutre, regenera e renova a vida, sempre, com um amor inesgotável.

Parabéns a todas as mulheres.


Juiz Cel PM Rúbio Paulino coelho
Presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais