Servidores do TJMMG recebem fitas alusivas ao Janeiro Branco

31/01/2023 17h54 - Atualizado em 01/02/23 08h49

O mês de janeiro chega ao fim, mas a mensagem deixada pela campanha Janeiro Branco deve perdurar, afinal cuidar da saúde mental deve ser uma meta a ser perseguida todos os dias do ano. Foi com essa mensagem sobre a importância do autocuidado com a mente que os servidores do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais receberam, na tarde desta terça-feira, 31, fitinhas brancas que simbolizam a campanha, e que são um lembrete de que “A vida pede equilíbrio”, lema da edição 2023 da mobilização criada há uma década pelo psicólogo e palestrante mineiro Leonardo Abrahão.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde publicados em 2022, quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum transtorno mental, situação agravada pela pandemia da covid-19 e por antigos tabus, preconceitos e desconhecimentos a respeito dos múltiplos universos da saúde mental.

Durante todo o mês, os servidores receberam por e-mail e Spark (serviço interno de mensagem instantânea) dicas para equilibrar a vida sugeridas pela campanha. Entre essas mensagens estão reconhecer e acolher potencialidades e fragilidades; gastar mais tempo vivendo situações que trazem alegria, entusiasmo e paz de espírito, e menos tempo nas redes sociais; aprender a lidar com o fato de que a vida alterna momentos de alegria, dor, tédio, sucesso e fracasso; e praticar o silêncio, a quietude e o descanso. Também deve ser objetivo construir relacionamentos saudáveis; cuidar da saúde física e financeira; e estar mais conectado à natureza, entre outros.

Texto: Edição Secom/TJMMG, com textos da Campanha Janeiro Branco