A viola caipira invade o Espaço Cultural

14/06/2012 16h09 - Atualizado em 14/06/12 16h09


O som da viola caipira vai invadir o Espaço Cultural Fórum Lafayette. O músico mineiro João Araújo e a sua Viola Urbana vão levar a plateia a um passeio pelos clássicos da música nacional dos últimos anos e pelas tradições da viola de raiz.

O show será no dia 15 de junho, às 19h, no pátio interno do Fórum Lafayette. O evento é mais uma atração do projeto Comunidade & Justiça, edição especial Medalha Ruy Gouthier de Vilhena. A entrada é franca. O endereço é Avenida Augusto de Lima, 1.549, Barro Preto, em Belo Horizonte.

O Comunidade & Justiça é uma das atrações do Espaço Cultural Fórum Lafayette, coordenado pela Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom – Fórum) com o apoio da direção do Foro da comarca de Belo Horizonte.

Viola Urbana

Viola Urbana é o nome da pesquisa musical iniciada por João Araújo em 2004. Comprometido com a história da viola, todo o trabalho da pesquisa é resultado de exame minucioso e contínuo das raízes da viola e de sua influência na MPB.

O álbum “Viola Urbana: A influência da viola caipira, na Música Popular Brasileira”, foi lançado em 2005 e é o primeiro fruto do projeto. Nesse álbum, João Araújo homenageia, com a declamação de “Saudação de um caipira”, o jeito regional de falar de cordisburguenses, como seu avô e João Guimarães Rosa.

Mais três trabalhos de João Araújo, “Violando fronteiras” (2007), “Imaginário Roseano” (2008), homenagem ao centenário de Guimarães Rosa, e o dvd “João Araújo – Viola Urbana ao vivo” (2010), refletem os segmentos da pesquisa e buscam demonstrar o quanto a viola de 10 cordas influenciou a MPB.

As produções do artista tiveram participações especiais de grandes nomes da viola na atualidade, como Chico Lobo, Fernando Sodré, Roberto Corrêa, Pereira da Viola, Rodrigo Delage, Geraldo Vianna, Rolando Boldrin, Paulo Freire, Téo Azevedo, Amauri Falabela, Renato Caetano, Rogério Gulin e Sérgio Andrade.

Além de músico, João Araújo é produtor, cronista e gestor cultural. Dedica-se à música desde 1979 e toca violão, viola de 10 cordas, cavaquinho e instrumentos de percussão. Ele, ainda, atuou como produtor e apresentador do programa de rádio "Violando", na Rádio Inconfidência.

14/06/2012

Fonte: Ascom – TJMG / Fórum Lafayette

Ascom – TJMMG