Alunos do Cegesp assistem a palestras na sede do TJMMG

22/05/2023 16h48 - Atualizado em 23/05/23 15h53

Uma turma de majores e tenentes-coronéis da Polícia Militar de Minas Gerais que participam do Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública (Cegesp) assistiram a uma manhã de palestras no Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, realizada na sexta-feira, 19. Durante a programação, eles puderam ouvir o presidente do TJMMG, desembargador cel Rúbio Paulino Coelho; o juiz Rodrigo Foureaux, do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO); e a defensora pública Silvana Lobo.

O juiz Rodrigo Foureaux abriu a série de palestras falando sobre questões policiais e jurisprudências. A defensora pública Silvana Lobo, por sua vez, proferiu uma fala sobre “A atuação da Defensoria Pública de Minas Gerais em prol dos policiais e bombeiros militares”. Já o presidente do TJMMG discorreu sobre “A Justiça Militar e suas atribuições”, mas centrou sua apresentação em uma palavra-chave: integração interinstitucional.

“Não consigo entender uma Polícia Militar sem integração com os demais órgãos de segurança. Não tem como deixar de fazer isso. Quem vive muito mais perto disso é quem comanda o interior e sabe que não tem como você conviver sem a Polícia Civil, sem a Guarda Municipal, sem o Ministério Público, sem a prefeitura, sem o judiciário. Todos esses entes parceiros na concepção de uma segurança pública mais abrangente precisam estar sintonizados. Você não comanda de forma isolada, e precisamos de comandantes que interajam com a sociedade, que se aproximem da sociedade”, orientou.

Essa integração é, segundo o desembargador Rúbio, um dos quatro eixos que ele considera fundamentais para quem está em situação de comando. Os demais eixos referem-se a treinamento, cientificidade e uso da tecnologia da informação.

“Treinamento é regra, instrução extensiva no dia a dia. Você tem que exercitar tiro, abordagem, incursão, porque isso evita a possibilidade de cometer mais erros, daí a importância da Academia de Polícia Militar, dos Centros de Treinamento, das unidades do interior investirem em treinamento”, destacou. “Também não se faz mais polícia sem dados, sem pesquisa. Você tem que ter tecnologia de ponta para fazer face às suas dificuldades”, disse.

Além dos eixos, ele ressaltou aos 24 oficiais presentes a importância de desenvolver a habilidade de lidar com recursos humanos. “Vocês estão em um momento peculiar na carreira. Praticamente todos aqui têm 20 anos de serviço ou mais, e isso mostra que vocês já estão em uma etapa da carreira decisiva do ponto de vista de comando. E a partir de agora vocês com certeza já sentem que as responsabilidades vão crescendo de maneira assustadora”, analisou.

“O sucesso do comandante vai reunir todos esses eixos que falei, mas se ele não tiver habilidade humana para lidar com a tropa, com as pessoas, você às vezes joga tudo por terra. E comandar é entender as deficiências, as fragilidades de um e de outro, seja seu superior, seu igual em termos de hierarquia, seja seu subordinado”, ensinou o presidente do TJMMG.

Texto: Esperança Barros
Secom/TJMMG