Alunos visitam o TJMMG em experiência educativa sobre a Justiça Militar

06/07/2023 16h22 - Atualizado em 06/07/23 16h22

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), por meio da Escola Judicial Militar (EJM), recebeu nessa quarta-feira, 5, um grupo de 33 estudantes de direito do Centro Universitário Uniaraxá. Os alunos partiram de Araxá-MG rumo à sede do TJMMG, em Belo Horizonte, em busca de conhecimentos práticos sobre funcionamento do Tribunal.

O grupo pôde assistir a sessões de julgamento na 2ª Auditoria da Justiça Militar Estadual (2ªAJME), 3ª AJME, 4ª AJME e no Tribunal Pleno, presenciando a aplicação de princípios jurídicos, argumentação das partes e o papel dos magistrados na tomada de decisões. A experiência proporcionou aos estudantes um novo ponto de vista do processo legal no âmbito da Justiça Militar.

Para a coordenadora da EJM/TJMMG, Luanda Genevieve Fróes promover ações educativas sobre o papel da Justiça Militar fortalece a relação institucional do judiciário com a sociedade. “Grande parte das escolas não têm em sua grade curricular a previsão de disciplina sobre o Direito Militar e a sociedade em geral não conhece a JM. Então priorizamos e entendemos que esse contato dos estudantes com o Tribunal é bastante positivo”, destacou.

A docente Josiane Correa de Resende contou que a visita partiu das experiências que ela compartilhou em sala de aula enquanto advogada com atuação na Justiça Militar, o que despertou a curiosidade dos alunos. “A JM tem várias particularidades que nós não encontramos nenhuma área do direito. O acadêmico precisa ter esse conhecimento, até mesmo para ampliar a visão que ele vai ter no futuro quando tiver que enfrentar o mercado de trabalho”, afirmou.

A estudante do 1° período de direito, Khaylane Nayê Fonseca, destacou o impacto da experiência para o seu aprendizado. “Tivemos a oportunidade de acompanhar de perto tudo o que aprendemos e conhecer na prática”, pontuou.

Texto: Larissa Figueiredo

Secom/TJMMG