Associação de Catadores faz primeira coleta de materiais recicláveis no TJMMG

16/12/2022 17h17 - Atualizado em 16/12/22 17h17

Nesta sexta-feira, 16, a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável – Asmare, que integra o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, fez o primeiro recolhimento de materiais recicláveis coletados no Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais. O ato é a culminância da campanha “Descarte Consciente”, que marca a implementação da coleta seletiva no âmbito da Justiça Militar mineira.

A mudança de cultura do descarte de lixo vem sendo trabalhada junto a todos os magistrados, servidores e colaboradores desde o mês de outubro. A primeira ação alusiva ao tema foi uma palestra de orientação a um grupo de 13 colaboradores terceirizados que trabalham na área de limpeza do TJMMG.

No dia 20 de outubro, outra palestra tratou do mesmo tema, dessa vez voltada aos demais servidores, para que soubessem fazer o descarte da forma correta, e na mesma data começaram a ser trocadas as lixeiras distribuídas nas dependências da instituição: nas lixeiras com saco azul passaram a ser destinados os materiais recicláveis; nas lixeiras com saco preto, os resíduos não recicláveis; e, na caixa de papelão, dispensados os papéis. Foram afixados cartazes com explicação mais detalhada sobre a separação do material.

Desenvolvida pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS), presidida pelo desembargador Fernando Armando Ribeiro, em parceria com a Rede Sustenta Minas, a campanha “Descarte Consciente” tem por objetivo a reciclagem e a correta destinação dos resíduos sólidos produzidos nas dependências na Justiça Militar. Coloca em prática um dos indicadores do PLS, por orientação do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, e tem como foco a sustentabilidade, objetivando a redução e o monitoramento da geração de resíduos, consequentemente aumentando sua destinação ambientalmente correta pelos órgãos em observância à legislação e às normas pertinentes.

 

Texto: Secom/TJMMG
Fotos: Secom e CGLS/TJMMG