Campanha “Descarte Consciente” promove palestra aos servidores na próxima quinta-feira, 20

18/10/2022 16h25 - Atualizado em 18/10/22 16h25

Com o intuito de promover a reciclagem e a correta destinação dos resíduos sólidos, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) lança a partir de 20 de outubro, quinta-feira, a campanha “Descarte Consciente”, desenvolvida pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS), presidida pelo desembargador Fernando Armando Ribeiro, em parceria com a Rede Sustenta Minas, visando à implementação da coleta seletiva no âmbito deste Tribunal. Uma palestra de orientação sobre como deve ser feito o descarte correto será promovida na própria quinta-feira, às 14h, no auditório do TJMMG, e todos os servidores que estiverem em trabalho presencial neste dia estão convocados a participar. Quem estiver em teletrabalho deve acompanhar e registrar presença no canal da Escola Judicial Militar no YouTube.

A partir do dia 20 de outubro, o lixo produzido nas dependências do TJMMG será separado de três formas: nas lixeiras com saco azul, serão destinados os materiais recicláveis; nas lixeiras com saco preto, os resíduos não recicláveis; e, na caixa de papelão, serão dispensados os papéis. Com a finalidade de conscientizar a todos sobre o descarte responsável e de auxiliar na distribuição correta dos resíduos, serão afixados cartazes com explicação mais detalhada sobre a separação do material.

Para mais orientações acerca da forma correta de se fazer o descarte, e também para se compreender a importância da conscientização e engajamento de todos, os servidores assistirão à palestra “Pensando a coleta seletiva: aspectos conceituais e de participação”, proferida por Diogo Cesar Pereira, bacharel em Ciências Sociais e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Servidor de carreira da Superintendência de Limpeza Urbana – SLU desde 2013, atualmente é Gerente de Educação para a Limpeza Urbana e lidera a implementação de diversos projetos inovadores de educação ambiental.

Preparativos – A primeira ação da campanha “Descarte Consciente” ocorreu na última quinta-feira, 13, quando um grupo de 13 colaboradores terceirizados da equipe de limpeza que atua no TJMMG assistiu a uma palestra proferida por Alfredo de Sousa Matos, da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável – Asmare, que integra o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Ele falou sobre o que pode ser coletado para reciclagem e a forma correta de fazê-lo para os colaboradores que trabalham diretamente com o recolhimento e manejo desse material nas dependências do Tribunal.

Agora, com a palestra voltada aos demais servidores e a mudança na forma do descarte a campanha tem início de fato, e o sucesso na implantação da cultura da sustentabilidade nesta Instituição e consequente contribuição para a preservação do meio ambiente demandam a colaboração de magistrados, representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, servidores, terceirizados, estagiários, enfim, de todos que atuam nas instalações do TJMMG.

Texto: Secom e Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS)/TJMMG