Campanha “Lots Of Socks” aborda Síndrome de Down junto a servidores com alegria e informação

28/03/2023 17h33 - Atualizado em 30/03/23 14h38

Para dar visibilidade e estimular a conscientização de seus servidores e colaboradores sobre a Síndrome de Down, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) aderiu à campanha “Conosco, Não Por Nós”, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). A campanha ocorre em lembrança à data de 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, e o objetivo é destacar a dignidade inerente, o valor e as contribuições que as pessoas com Síndrome de Down possuem como promotoras do bem-estar e da diversidade de suas comunidades. Além disso, visa ressaltar a importância da autonomia e da independência individual dessas pessoas.

A servidora Ana Paula Rezende, membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência do TJMMG, contou que a proposta foi abordar o tema de maneira diferente e alegre, assim como são conhecidas as pessoas com Síndrome de Down. Por isso, a Comissão escolheu aderir à campanha internacional “Lots Of Socks”, que significa “Muitas Meias”, e os servidores e colaboradores do Tribunal foram convidados a usar, no período de 20 a 24 de março, meias com pares trocados. A intenção era conscientizá-las chamando atenção para o fato de que o diferente pode ser também divertido.

Segundo a página oficial do Dia Mundial da Síndrome de Down, a intenção é que as pessoas, ao verem as meias coloridas, iniciem uma conversa sobre o tema e, assim, seja possível difundir informações de conscientização. E, de fato, a iniciativa surge efeito. Daise Gonçalves, da Assessoria Jurídica, diz que gostou de ter participado do movimento e que ele a fez refletir sobre como algo fora do comum também ser bonito. No almoxarifado, Iara Silva comentou que não conhecia a ação e que achou interessante esta maneira de dar visibilidade à essa síndrome que provoca tanto preconceito.

Síndrome – A Síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição genética que surge na presença de três cromossomos 21 em todas ou na maioria das células de uma pessoa. A alteração acontece na concepção do bebê, fazendo com que ele nasça com 47 cromossomos presentes no núcleo das suas células, ao invés de 46.

Até o momento, não se sabe com certeza qual a causa disso e nem quais os fatores envolvidos, mas a ONU afirma que ela afeta, de maneira distinta, a capacidade de aprendizagem, as características físicas e a saúde das pessoas.

Texto: Natália Oliveira, com informações de National Geographic
Edição: Esperança Barros
Secom/TJMMG