Campanha

14/04/2010 20h34 - Atualizado em 14/04/10 20h34

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou campanha nacional sobre a modernização da justiça criminal. A campanha será veiculada gratuitamente por emissoras de rádio e tevê a partir desta semana (16/4). O CNJ quer ampliar o debate sobre segurança, com foco em penas alternativas, como forma de "punir melhor", beneficiando a sociedade. Foi criada uma rede social, denominada Rede Jud, pela qual toda e  qualquer pessoa pode se inscrever e participar de discussões, enquetes,além de  postar exemplos de  boas práticas, entre outros serviços. Além da comunidade virtual, estão disponíveis filmes para TV, spots, cartazes e banners para a Internet.  As emissoras de rádio e televisão, revistas, jornais e portais na Internet podem  utilizar gratuitamente as mídias da campanha.  O encerramento da campanha está previsto para 31 de maio.

 

A primeira etapa da campanha vai até 2 de maio. Veja o primeiro filme.

 

O segundo filme, com o título de  "Fichados ", mostra imagens de pessoas sendo fichadas por crimes como roubo, sequestro e homicídio. Em seguida, entra em cena a imagem de um homem fichado por falsificação de documentos e condenado à pena de serviço comunitário. O vídeo questiona se todo crime é igual e ressalta que pena inferior a quatro anos, por crimes sem violência contra a pessoa, pode ser substituída por serviços comunitários. "Não é melhor para ele?  Não é melhor para todos?",  questiona a campanha.

 

O terceiro filme vai ao ar a partir de 3 até 31 de maio.

 

A campanha, inserida no Ano da Justiça Criminal, é uma das ações   estratégicas do Poder Judiciário para 2010. As ações estratégicas foram definidas, em fevereiro (2010), pelos presidentes de todos os tribunais (clique e conheça as 10 metas prioritárias de 2010).

 

 
Fonte: Agência CNJ