Campeonato da Sustentabilidade segue até o dia 30 de novembro

27/11/2023 14h41 - Atualizado em 27/11/23 14h41

Chega ao fim na próxima quinta-feira, 30, as duas disputas que ainda estão abertas no Campeonato de Sustentabilidade, competição que o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) vem desde setembro promovendo com o objetivo de engajar magistrados, servidores e colaboradores com a prática da sustentabilidade de forma lúdica. Até o final deste mês os interessados ainda podem participar dos jogos Contratação de Energia Solar e Coleta de Lacres Solidários.

O Campeonato de Sustentabilidade ocorre em duas plataformas simultâneas: individual e por equipe (unidades administrativas, salas, gerências, andares ou grupos formados por essas opções). O desempenho nos jogos propostos contabilizam pontos que, ao final, definirão os vencedores.

No jogo Contratação de Energia Solar, os participantes devem apresentar a maior quantidade de adesões ao sistema de energia solar que conseguir, próprio ou de terceiros. As adesões são computadas a partir da apresentação de comprovantes, e cada adesão pontua 40 pontos para o jogador e para a equipe, com 10 pontos adicionais para os documentos enviados após 9 de outubro.

Por sua vez, o jogo Coleta de Lacres Solidários nada mais é que uma competição para recolher lacres de latinhas e garrafas que serão destinados a Organizações Não-Governamentais (ONG’s) que visem promover a solidariedade e o cuidado com o meio ambiente. O material deve ser entregue até o dia 30 aos membros designados da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS), realizadora do Campeonato de Sustentabilidade, dentro de sacos plásticos ou garrafas PET, identificados com o nome do participante e a unidade administrativa à qual pertence.

Além da pontuação, se todas as adesões somadas alcançarem a meta de 500 gramas em lacres, o primeiro lugar deste jogo receberá de brinde dois ingressos para cinema em sala VIP, com sala, filme, data e horário escolhidos pelo vencedor. No caso de a meta ser ultrapassada e alcançar 1kg, o participante que ficar em segundo lugar também será premiado com dois ingressos para cinema, em sala regular.

A nível individual, os participantes competem tanto com os colegas dentro da própria equipe, quanto com os demais participantes do campeonato. Dessa forma, cada equipe terá o seu campeão e a Justiça Militar de Minas Gerais terá o Campeão do Campeonato de Sustentabilidade de 2023.

Os pontos obtidos por cada participante a nível individual são somados aos dos demais participantes da sua equipe. É dessa forma que as equipes competem umas com as outras, e sempre que um participante pontuar individualmente, sua equipe receberá a mesma quantidade de pontos ajustados pelo chamado “fator de equilíbrio”, já que há pesos distintos para nivelar grupos com quantidade de membros distintas.

Texto: Larissa Figueiredo
Edição: Esperança Barros
Ascom/TJMMG