Campeonato de Sustentabilidade promove coleta de lacres e contratação de energia solar
Com o objetivo de engajar magistrados, servidores e colaboradores com a prática da sustentabilidade de forma lúdica, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) está promovendo o Campeonato de Sustentabilidade. A competição, iniciada no mês de setembro, ocorre até o fim de novembro em duas plataformas simultâneas: individual e por equipe (unidades administrativas, salas, gerências, andares ou grupos formados por essas opções). O desempenho nos jogos propostos contabilizaram pontos que, ao final, irão decidir os vencedores. A realização do Campeonato de Sustentabilidade é da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS).
A primeira atividade foi o Jogo da Lixeira, realizado de 28 de setembro a 6 de outubro. A dinâmica consistia na verificação do conteúdo das lixeiras em cada unidade administrativa. Em seguida, foi realizado o Jogo do Descarte Seletivo, sendo promovido um quis em todas as salas do TJMMG sobre o descarte de resíduos de forma correta. A cada acerto, a equipe e o jogador ganhavam dez pontos e, a cada erro, foram descontados cinco pontos nas duas modalidades.
Energia Solar – O Jogo Contratação de Energia Solar é a segunda etapa do Campeonato. O objetivo é colaborar com o desenvolvimento da consciência sustentável do corpo funcional da Justiça Militar, criando um estímulo para que tomem conhecimento da existência desse tipo de serviço, divulguem e realizem adesão ao sistema de energia solar.
Os participantes devem, até o dia 30 de novembro, apresentar a maior quantidade de adesões ao sistema de energia solar que conseguir, próprio ou de terceiros. As adesões são computadas a partir da apresentação de comprovantes, e cada adesão pontua 40 pontos para o jogador e para a equipe, com 10 pontos adicionais para os documentos enviados após 9 de outubro.
Lacre Solidário – O jogo Coleta de Lacres Solidários é a mais nova atividade do Campeonato competição. Trata-se de uma competição para recolher lacres de latinhas e garrafas que serão destinados a Organizações Não-Governamentais (ONG’s) que visem promover a solidariedade e o cuidado com o meio ambiente. Essa etapa do campeonato vai até o 30 de novembro, e o material deve ser entregue aos membros da CGPLS dentro de sacos plásticos ou garrafas PET, identificados com o nome do participante e a unidade administrativa à qual pertence.
Além da pontuação, se todas as adesões somadas alcançarem a meta de 500 gramas em lacres, o primeiro lugar deste jogo receberá de brinde dois ingressos para cinema em sala VIP, com sala, filme, data e horário escolhidos pelo vencedor. No caso de a meta ser ultrapassada e alcançar 1kg, o participante que ficar em segundo lugar também será premiado com dois ingressos para cinema, em sala regular.
Os lacres devem ser entregues para os membros do GPLS designados. No mesmo local é possível ter acesso aos regulamentos impressos, sendo que a solicitação também ser feita via Spark para os membros do CGPLS.
A nível individual, os participantes competem, tanto com os colegas dentro da própria equipe, quanto com os demais participantes do campeonato. Dessa forma, cada equipe terá o seu campeão e a JMEMG terá o Campeão do Campeonato de Sustentabilidade de 2023.
Os pontos obtidos por cada participante a nível individual são somados aos dos demais participantes da sua equipe. É dessa forma que as equipes competem umas com as outras, e sempre que um participante pontuar individualmente, sua equipe receberá a mesma quantidade de pontos ajustados pelo chamado “fator de equilíbrio”, já que há pesos distintos para nivelar grupos com quantidade de membros distintas.
Texto: Larissa Figueiredo
Edição: Esperança Barros
Ascom/TJMMG