Cel Sant’Ana é Presidente de Honra da Academia de Letras João Guimarães Rosa da PM

19/03/2012 16h14 - Atualizado em 19/03/12 16h14
19/03/2012
O Comandante-Geral da PM, Coronel Márcio Martins Sant’Ana, tomou posse na última quarta-feira, 14, como presidente de honra da Academia de Letras João Guimarães Rosa, da PMMG. "Senti-me imensamente distinguido", disse, emocionado, o oficial. Como novo presidente de honra e Comandante-Geral da PMMG, condição que o oficial ressaltou como ‘igualmente passageira’, ele resumiu o momento: "O que me parece adequado lembrar é que se não houver sabedoria, o conhecimento torna-se inútil, porque só há sabedoria na humildade, o que pressupõe na estrita observância da escala de prioridades fixada por Deus a cada homem e mulher que busque de fato uma vida com significado: amarmos primeiro a Ele, depois ao próximo e só então a nós mesmos." 
Com poucas palavras, porém todas carregadas de muita emoção, o Coronel Sant’Ana sustentou seu discurso de posse nas trajetórias do Capitão João Guimarães Rosa, a quem destacou a intelectualidade e ao fato de ambos serem barbacenenses, e do Coronel PM Saul Alves Martins, membro fundador da Academia de Letras. "Ele e meu avô, José Alves Martins, guardavam a diferença apenas no prenome e a semelhança na provável ancestralidade comum". 
GRANDES ÍCONES 
O Comandante-Geral lembrou a passagem do escritor Guimarães Rosa pelo 9º Batalhão de Infantaria, a mesma Unidade em que serviu no início de sua carreira, quando já se chamava 9º Batalhão de Polícia Militar. Lembrou-se, também, de curiosidades de infância e de uma placa afixada em uma casa simples, com a indicação "aqui morou João Guimarães Rosa". 
Do Coronel Saul, fez referências à visita que recebeu deste pesquisador, que alcançou grande respeitabilidade em Minas Gerais. Um dia, acompanhado do amigo e irmão, João Bosco de Castro, o folclorista e historiador esteve no Centro de Administração de Pessoal, unidade comandada pelo Cel Sant’Ana. "Aquela bondade em pessoa, com seu bom humor permanente, um estado de espírito que parecia ter sido fixado nele por Deus, com ordens expressas para ninguém nem nada o tirar", descreveu o Comandante-Geral, referindo-se ao Mestre e Doutor em Ciências Sociais. 
"Para nós, da PMMG, o Coronel Saul já é parte do que pensamos e do que dizemos nos nossos momentos mais elevados, quando entoamos a Canção da Polícia Militar, nosso hino oficial, de sua autoria", lembrou o Coronel Sant’Ana. 
Ao presidente da Academia de Letras João Guimarães Rosa, da PMMG, João Bosco de Castro, o oficial agradeceu pela generosidadde no exercício da presidência da Casa, despendendo o seu tempo, e, elogiou o talento, a força e o vigor com que o presidente tem feito este trabalho, considerado de grande valor para toda a PMMG. 
A cada membro da Academia, o oficial ressaltou a produção de conhecimento, que ele classificou como "uma elogiável e exemplar iniciativa, que contribui para que a sociedade seja melhor". 
O novo presidente de honra da Academia de Letras finalizou seu discurso enaltecendo o valor do conjunto das produções literárias e técnicas dos acadêmicos. Disse que as obras e memórias que homenageiam nas respectivas Cadeiras precisam continuar sendo permanentemente postas a serviço da gradação divina. "Entendo isso como condição sine qua non para que, de modo análogo à PMMG, a Academia venha a ser, cada vez mais, um patrimônio dos mineiros", ressaltou o Comandante-Geral. 

Fonte: PMMG