Cerimônia marca a criação da nova Brigada de Incêndio do TJMMG

09/02/2023 16h39 - Atualizado em 09/02/23 16h47

O mês de janeiro foi marcado, no Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, pela realização do Curso de Formação de Brigada de Incêndio envolvendo servidores efetivos, de recrutamento amplo, terceirizados, militares e estagiários, projeto que estava em desenvolvimento desde o ano passado e que agora promove a criação da Brigada de Incêndio, grupo organizado, treinado e capacitado para atuar na prevenção, abandono e combate a princípio de incêndio, e também para prestar os primeiros socorros. Nesta quinta-feira, 9, foi dia de entregar ao 43 concluintes do curso o diploma e, mais importante, o colete de identificação de brigadista, uma forma de reconhecimento do papel que eles agora passam a desenvolver em situações de emergência nas instalações do TJMMG.

A solenidade de conclusão do curso foi realizada no auditório do Tribunal, com a presença do desembargador presidente Cel Rúbio Paulino Coelho; desembargador Cel James Ferreira Santos, diretor da Escola Judicial Militar; desembargador Cel Osmar Duarte Marcelino, ouvidor; Cel Giovanne Gomes da Silva, chefe de gabinete da presidência; e teve como convidado o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, Cel Erlon Dias do Nascimento.

O presidente do TJMMG e o comandante-geral do CBMMG realizaram a entrega simbólica de diplomas para um membro de cada um dos grupos profissionais representados no curso: Eli Alvarenga, representando os servidores efetivos; Renato Passos Martins, os servidores de recrutamento amplo; Walter Santos Machado, os colaboradores terceirizados; a 2º Sgt PM Nayana de Souza Ramos, os militares; e o estagiário Sandro Rogério de Jesus Gomes.

Após a entrega dos diplomas, todos os concluintes vestiram seus coletes de brigadista, vestimenta símbolo da identificação do profissional capacitado para atuar com esta finalidade, prestando orientações em caso de emergência. O colete é confeccionado em brim vermelho, com faixas refletivas na cor prata e traz nas costas a inscrição “Brigada de Incêndio”.

“Hoje eu vejo 43 brigadistas e isso faz parte da cultura da prevenção. A questão do colete é emblemática, ela é importante, demonstra esse compromisso, mas muito mais importante é a conscientização. Parabéns ao Tribunal”, destacou o comandante-chefe dos bombeiros, Cel Erlon.

“Eu fico muito feliz que o Tribunal levou a sério esta missão, porque nem toda instituição tem essa característica de prevenção. Nós temos e vocês, como servidores, deram uma amostra desse profissionalismo, de levar a sério o posto, e viram como é difícil ser bombeiro”, reconheceu o presidente do TJMMG, desembargador Rúbio. “Fico feliz de ver essa turma nova de concursados que chegou e abraçou o Tribunal como deveria; e, aos servidores mais antigos, parabéns pelo exemplo, por se apresentarem voluntariamente para fazer esse curso. Hoje o Tribunal ganha servidores preparados para uma emergência e contamos com vocês, que, tenho certeza, serão os primeiros a se apresentar em caso de necessidade”, completou.

Capacitação – O Curso de Formação de Brigada de Incêndio foi uma realização do Centro de Segurança Institucional do Tribunal (Cesi/TJMMG), por meio de sua equipe de Bombeiros Militares, e da Escola Judicial Militar, e contou ainda com a parceria do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG). A conclusão do curso de Brigada de Incêndio constitui mais uma ação da atual gestão do TJMMG, sendo uma oportunidade ímpar de formação em treinamento de salvamento, acolhimento, cuidado com o outro, cooperação, multiplicação de conhecimentos e abertura para mudanças e inovações institucionais.

O objetivo foi proporcionar aos alunos conhecimentos básicos, com enfoque na prevenção de incêndio, sendo abordados temas como teoria do fogo; propagação do fogo; classes de incêndio; prevenção e extinção de princípios de incêndio; agentes extintores; equipamentos de combate a incêndio e de detecção, alarme e comunicações; abandono de área; análise e primeiros atendimento de vítimas.

As aulas teóricas foram promovidas na sede do TJMMG e foram realizados simulados em um centro de treinamento, com a realização de práticas referentes a combate a incêndios, abandono de área e primeiros socorros, totalizando carga horária de 20h de capacitação. As aulas foram ministradas pelo 1º sargento BM José Zito da Silva Filho, pelo 2º sargento BM Thiago Bruno de Albuquerque, pela 3º sargento Lucélia Moreira Santos, pelo soldado Igor Clave Coelho Resende e pelo subtenente BM Carlos Rodrigues Gomes, coordenador da equipe de bombeiros do TJMMG.

“Gostaria de parabenizar o subtenente Gomes, que foi um grande desbravador e idealizador de todos esse evento e que, com muito zelo e capricho, desde os últimos meses do ano passado vem planejando a realização deste curso importantíssimo”, elogiou o presidente Rúbio.

Texto: Secom/TJMMG