Comando da 4ª Região Militar celebra 131 anos

08/07/2022 15h44 - Atualizado em 08/07/22 15h44

O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais – TJMMG, desembargador Rúbio Paulino Coelho, participou da solenidade comemorativa aos 131 anos do Comando da 4ª Região Militar. O evento foi realizado na base militar da companhia, localizada no bairro de Gutierrez, em Belo Horizonte.

O desembargador do TJMMG integrou o palanque principal do evento, ao lado do Gen Div Paulo Alipio Branco Valença, que desde 29 de abril deste ano é o comandante da 4ª Região Militar, e do Gen Div Jorge Antonio Smicelato, comandante anterior. Também estiveram no espaço autoridades como o desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG, e o Gen BDA R1 Ramon Marçal da Silva, chefe do Sistema de Defesa, Indústria e Academia de Inovação – Sisdia.

A 4ª Região Militar, denominada de “Região das Minas do Ouro” em homenagem às primeiras entradas e bandeiras lançadas no início do século XVIII garantidoras do fluxo aurífero do Brasil Colônia para a metrópole Portugal, tem suas origens no 4º Distrito Militar, criado em 2 de julho de 1891, como reflexo da necessidade de segurança nacional, que já naquela época exigia a presença do Exército em todo território Brasileiro. Desde 2007, passou a ser o mais alto escalão da Força Terrestre presente em Minas Gerais, tendo sua área de responsabilidade todo o território Estado, exceto o Triângulo Mineiro.

Texto: Secom TJMMG, com informações da 4ª Região Militar