Comissões do TJMMG e TJMG reforçam aliança contra assédio e discriminação

14/03/2024 08h41 - Atualizado em 15/03/24 12h40

As Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual e da Discriminação do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) e do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) realizaram sua primeira reunião conjunta no último dia 7. O encontro serviu para os grupos estreitaram laços em prol de ambientes laborais mais saudáveis nos dois tribunais.

Durante a reunião, foram discutidas estratégias para aprimorar as práticas de gestão de pessoas, capacitação e acompanhamento dos gestores, servidores, colaboradores e demais áreas técnicas no que tange à prevenção e enfrentamento do assédio e da discriminação. Também foi abordado o alinhamento dos contratos que os tribunais firmam com empresas para que estejam alinhados a esta política, sublinhando a importância da uniformidade nas diretrizes institucionais.

A abordagem do fluxo das denúncias e o aprimoramento dos processos para acolher os envolvidos foram temas centrais do encontro, que reflete a intenção de ambas as comissões em trocar experiências para o aprimoramento conjunto dos trabalhos realizados. Há um entendimento comum de que a inserção da temática contra assédio e discriminação na agenda de políticas judiciárias ajuda a assegurar a saúde de todos os trabalhadores e trabalhadoras do Poder Judiciário.

Estiveram presentes nesta primeira reunião o presidente da comissão no TJMMG, desembargador Fernando Armando Ribeiro; a oficial judiciária e secretária da comissão, Ana Paula Brazileiro Vilar Hermont; e a representante dos servidores terceirizados na comissão, Danúbia Kellen Ferreira Andrade. O TJMG, que pelo porte tem duas comissões, uma para atuar em cada instância, foi representado pelo presidente da comissão em 2º Grau, desembargador Pedro Bernardes de Oliveira, e as membros Sheila Augusta Salomé, psicóloga; Milena Kuhlmann Cunha Cavalcante, analista judiciária; e Natália Larissa Barbosa da Silva, secretária da comissão.

Texto: Ana Luísa Ribeiro, com informações da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TJMMG
Edição: Esperança Barros

Ascom/TJMMG