Coral infantojuvenil do Palácio das Artes se apresenta no TJMMG
O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) recebeu, nesta quinta-feira, 26, o Coral Infantojuvenil do Palácio das Artes como parte das comemorações da Semana do Servidor. O grupo é formado por 36 jovens cantores líricos, com faixa etária entre oito e 16 anos, que apresentaram ao público interno do TJMMG um repertório diverso, com músicas clássicas e populares em inglês, francês, francês arcaico e alemão, sendo regidos pelo maestro Bruno Thadeu e acompanhados pela pianista Rize Lorentz.
O juiz titular das 2ª e 5ª Auditorias da Justiça Militar Estadual (AJME), João Libério da Cunha, prestigiou a apresentação e ressaltou a importância da arte como forma de relaxamento, principalmente no ambiente de trabalho. “Isso me lembra a época da minha juventude em que eu frequentava o Palácio das Artes. Eu vi as vozes puras, os rostinhos angelicais, o regente muito competente, parece que eu percebi um tenor aqui. Eu assentei na primeira linha e gostei muito, a gente tem que ter mais momentos assim durante o trabalho, essa arte, parar um pouco para participar”, contou o magistrado.
O regente Bruno Thadeu é também diretor artístico do Coral infantojuvenil do Palácio das Artes e regente titular do Coro Sinfônico do Centro de Formação Artística e Tecnológica – CEFART. O repertório escolhido por Bruno para a apresentação no TJMMG foi produzido por meses, contendo músicas como Aquarela, de Toquinho e Imagine, de John Lennon. “Pensamos em fazer esse repertório bem diverso, para poder passear, desde a música popular até a música de filme, a música erudita, música de concerto, e dar uma explanada geral para o público do que que é um coro”, explicou o músico.
Bruno ainda explicou que a vivência de participar de um coral para crianças e adolescentes perpassa também por questões da disciplina e trabalho em equipe. “Desde o início eles já têm essa vivência da importância do horário, importância da unidade, de todos trabalharem juntos, agirem juntos, abriram e fecharam pastas juntos. São os mínimos detalhes que a gente vai ensinando nessa disciplina que um músico de excelência precisa”, destacou.
Para a pianista Rize Lorentz, a apresentação aos servidores do TJMMG foi “uma experiência muito positiva para o Coral e a gente foi muito bem recebido, foi muito bacana”. Rize é professora de piano há mais de 25 anos e integra o corpo docente da Fundação Clóvis Salgado desde 2002.
Livro dos 85 anos – Para marcar a presença do Coral Infantojuvenil do Palácio das Artes no TJMMG, a diretora de Recursos Humanos, Cecília Tereza Santos, entregou ao regente Bruno Thadeu e à pianista Rize Lorentz, exemplares do livro “Justiça Militar de Minas Gerais – Memória de seus 85 anos”.
Texto: Larissa Figueiredo
Edição: Tatiana Reis
Ascom/TJMMG