Corregedor do TJMMG comparece à cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto

24/04/2023 18h00 - Atualizado em 26/04/23 17h52

O desembargador Sócrates Edgard dos Anjos, corregedor do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), esteve em Ouro Preto na sexta-feira, 21, para a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, concedida pelo Governo de Minas a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e do país. O corregedor fez questão de participar do evento para prestigiar, especialmente, todos os policiais e bombeiros militares que foram agraciados na solenidade.

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e é entregue todo dia 21 de abril na cidade de Ouro Preto, para onde a capital do estado é transferida simbolicamente como parte das tradições. A data resgata os valores históricos de Minas Gerais, como a luta por democracia e liberdade.

Este ano, a cerimônia foi realizada no centro de convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Além do Grande Colar, o governador Romeu Zema entregou 170 condecorações: 40 Grandes Medalhas, 58 Medalhas de Honra e 72 Medalhas da Inconfidência. Algumas das personalidades homenageadas nesta edição foram o ex-presidente Michel Temer, com o Grande Colar, e o senador e ex-juiz Sérgio Moro, com a Grande Medalha.

“Essa solenidade é tão preciosa e significativa porque ultrapassa Ouro Preto e Minas Gerais para atingir todo o país. Honra-me, particularmente, recebê-la aqui, berço de boa parte da história do Brasil, onde já no século 18 florescia o sentimento de independência e autonomia”, recordou o ex-presidente Michel Temer durante a solenidade, atribuindo ao movimento um legado que se mantém atual.

“A Inconfidência Mineira não foi adiante, mas o exemplo daqueles mineiros perdurou e serviu de inspiração para todos que vieram depois, dando sua vida e sua liberdade física pela liberdade da região e do país”, disse. “Daí a importância rememorativa desta solenidade, para o presente e para nos guiar para o futuro, na região que revelou a luta pela liberdade e pela igualdade”, complementou Temer.

Também receberam a Grande Medalha os coronéis da Polícia Militar de Minas Gerais Rodrigo Piassi do Nascimento, comandante-geral da PMMG; Carlos Frederico Otoni Garcia, chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil; Marcelo Ramos de Oliveira, chefe do Estado-Maior da PMMG; e a coronel do Corpo de Bombeiros Militar Daniela Lopes Rocha da Costa, chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar de MG.

O Coronel BM André Humia Casarim, comandante do 2º Comando Operacional de Bombeiros, foi agraciado com a Medalha de Honra, e receberam a Medalha da Inconfidência os coronéis da PMMG Fernando Marcos dos Reis, Micael Henrique Silva e Eugênio Pascoal da Cunha Valadares; o tenente-coronel PM Paulo Roberto Bermudes Rezende; o tenente-coronel BM Giderson Martins das Neves; o subprocurador-geral da Justiça Militar José Carlos Couto de Carvalho (aposentado); o capitão da PM Alexander Duarte Marinho; o 1º sargento da PM Maurício Carlos de Souza; o 1º sargento do BM William Lopes Tristão; 2º sargento da PM Marcos Aurélio Silva Dias de Paula; e a 3º sargento do BM Joselayne Fernandes Pessoa.

Texto: Natália Oliveira, com informações da Agência Minas
Edição: Esperança Barros
Secom/TJMMG
Fotos: TJMMG e Cristiano Machado/Imprensa MG