Corregedor do TJMMG prestigia posse de desembargador militar do TJMSP

15/04/2024 12h34 - Atualizado em 15/04/24 12h34

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) esteve representado pelo corregedor, desembargador cel. Sócrates Edgard dos Anjos, na solenidade de posse do desembargador militar Ricardo Juhás Sanches no Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP). A cerimônia foi realizada na sexta-feira, 12, e conduzida pelo presidente da Casa, desembargador militar Enio Luiz Rossetto.

“A nomeação do desembargador militar enriquece muito este Tribunal. Conhecedor profundo das peculiaridades da carreira, com vasta experiência, o escabinato julgador em 2ª Instância passa a contar com um magistrado militar do mais elevado nível. Seja bem-vindo, Ricardo Juhás Sanches”, disse em boas-vindas o vice-presidente do TJMSP, desembargador militar Fernando Pereira.

“Verifico aqui que temos integrantes do legislativo, executivo e judiciário, incluindo os membros do Ministério Público, advogados e profissionais liberais. Isso me leva à Constituição Federal, que faz menção, em seu artigo 2°, aos Poderes do Estado. Percorrendo os próximos artigos da Constituição, especialmente o 5° e o 6°, que estão no título denominado ‘Dos Direitos e Garantias Fundamentais’, lembro-me de algumas frases como a de Protágoras – ‘O homem é a medida de todas as coisas’ – e os ensinamentos de Hannah Arendt. Essas luzes certamente serão levadas em consideração nos meus julgamentos”, pontuou Ricardo Juhás Sanches em seu primeiro discurso como desembargador.

Currículo – Ricardo Juhás Sanches é graduado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco – APMBB (1994) e em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002). Possui pós-graduação em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional (2004), mestrado e doutorado profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (2014 e 2018, respectivamente). No âmbito acadêmico, o desembargador militar também é coautor do livro “Regulamento Disciplinar da Policia Militar Estado de São Paulo,” publicado em 2009.

Como coronel, desempenhou papéis de liderança em diversas instâncias da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Entre eles, foi Comandante do Policiamento de Área Metropolitana-4 (2022-2023), chefe da 1ª Seção do Estado-Maior (2020-2022), e ocupou cargos como chefe de subseções e adjunto de Legislação Aplicada (2016-2020). O mais novo integrante do Pleno do TJMSP assume a cadeira do desembargador militar Avivaldi Nogueira Junior, que se aposentou em novembro de 2023.

Texto: Edição Esperança Barros (Ascom/TJMMG), a partir de texto da Imprensa TJMSP
Fotos: Jaime Souza/TJMSP