Corregedor representa Justiça Militar na formatura de 450 novos soldados da PMMG

07/06/2023 13h08 - Atualizado em 07/06/23 13h08

O desembargador cel Sócrates Edgar dos Anjos, corregedor da Justiça Militar mineira, representou o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais na solenidade de formatura do Curso de Formação de Soldados (CFSD) 2022-2, realizada na sexta-feira, 2, no pátio da Academia da Polícia Militar (APM). Ao todo, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) conta, agora, com 450 novos soldados.

“Aos novos soldados a palavra de ordem é honra. Honra à família, honra à sua história de vida, honra às suas convicções, honra à Polícia Militar! Honra aos heróis que lhes antecederam, seus irmãos de farda que dedicaram suas vidas pela missão que hoje vocês abraçam. A farda que vocês vestem não é apenas um meio para configurar nossa identidade visual, mas acima de tudo ela representa a gloriosa história da PMMG”, disse o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, cel Rodrigo Piassi do Nascimento, em discurso aos formandos.

O CFSD 2022-2 teve início em agosto do ano passado e contou com uma matriz curricular de 26 disciplinas, distribuídas em conhecimentos jurídicos, aprestamento; funções, técnicas e procedimentos em segurança pública e da missão policial militar; comunicação, informação e tecnologias em segurança. No total, a carga horária do curso foi de mais de 1,2 mil horas/aula, entre teóricas e práticas. Fizeram parte, também, treinamentos complementares à carreira militar, como curso de base comunitária, de conduta de patrulha, de operadores de instrumento de menor potencial ofensivo, de prevenção à violência doméstica, credenciamento em armas portáteis de alta energia, atendimento pré-hospitalar de combate, identificação veicular e estágio básico de operações de controle de distúrbios, entre outros.

O cel Piassi destacou que agora, após a formação, o momento era de encarar uma nova realidade para a qual os soldados foram preparados. “Não esmoreçam perante os desafios que virão, trazendo sempre ao coração a certeza de que foram treinados para servir e não para serem servidos. Sejam fortes, destemidos, valorosos! Permaneçam firmes na busca da constante evolução, especialmente no desenvolvimento das técnicas e táticas aprendidas. Tratem ao próximo como desejariam ser tratados. Sejam cautelosos no andar, no falar e no proceder,” orientou o comandante-geral da PMMG.

A soldado de 1ª classe Danúbia Fernanda Alves Pedroso foi a oradora da turma, que teve como paraninfo o comandante do Comando de Policiamento Especializado, cel Juliano José Trant de Miranda. O cel Trant recebeu, durante a solenidade, uma homenagem do cel Piassi, acompanhado pelo comandante da APM, cel Eugênio Pascoal da Cunha Valadares; pelo comandante da Escola de Formação de Soldados, ten cel Halysson Claudino Câmara dos Santos; e pelo soldado de 1ª classe Eduardo Otoni Fernandes Vieira, classificado em primeiro lugar no CFSD 2022-2.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades militares, como o chefe do Estado-Maior da PM, cel Marcelo Ramos de Oliveira; o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, cel Frederico Otoni Garcia; oficiais da instituição e veteranos da PMMG.

Texto: Esperança Barros (Secom/TJMMG), a partir de texto de Marcilene Neves (PMMG)
Fotos:
JF Fotografias/PMMG/divulgação