Curso de Formação de Brigada de Incêndio capacita servidores

19/01/2023 15h15 - Atualizado em 19/01/23 15h15

Quarenta e cinco servidores da Justiça Militar de Minas Gerais participam, desde segunda-feira, 16, do Curso de Formação de Brigada de Incêndio, promovido pelo Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais – TJMMG. Após a capacitação, que segue até a próxima sexta-feira, 20, eles irão atuar como brigadistas, no intuito de ampliar os recursos de prevenção e combate a incêndio e pânico, visando atender à legislação vigente.

O curso é uma realização é do Centro de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (Cesi/TJMMG), por meio de sua equipe de Bombeiros Militares, e da Escola Judicial Militar. Estão sendo habilitadas duas turmas formadas por servidores efetivos, terceirizados, recrutamento amplo, estagiários e militares. Eles estão participando de encontros teóricos no auditório do TJMMG e culminarão em uma aula prática a ser realizada na sexta-feira, 20, último dia de curso, em um centro de treinamento localizado na cidade de Betim.

As aulas estão sendo ministradas pelo 1º Sargento BM José Zito da Silva Filho, pelo 2º Sargento BM Thiago Bruno de Albuquerque, pela 3º Sargento Lucélia Moreira Santos e pelo soldado Igor Clave Coelho Resende. O Major Marcos Vinicius Siqueira Flores, chefe da equipe de bombeiros do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), órgão parceiro na realização do curso, também esteve presente para falar com os alunos.

Entre os conhecimentos adquiridos pelos servidores estão noções de primeiros socorros com classificação de riscos, sinais vitais e faixas etárias, e de procedimentos a serem adotados diante de obstrução de vias aéreas por corpo estranho (o chamado Ovace, que pode ocorrer tanto com líquidos quanto com sólidos), queimaduras, hemorragias e casos clínicos de convulsões, desmaio, infarto agudo do miocárdio (IAM) e de acidente vascular cerebral (AVC, também conhecido como acidente vascular encefálico, ou AVE). Eles aprenderam como colocar em prática técnicas para fazer respiração boca a boca, massagem cardíaca, reconhecimento de fraturas e imobilização de vítimas, entre outros procedimentos de salvamento e primeiros socorros.

Quanto às medidas de combate a incêndio, eles foram orientados quanto aos tipos de incêndio e as medidas de prevenção da edificação, receberam noções sobre o valor da prevenção e adquiriram habilidades para guardar a vida da população protegida. Alguns tipos de acidentes domésticos também estiveram na pauta do curso.

O Curso de Formação de Brigada de Incêndio tem carga horária total de 20h, e emitirá certificado a quem tiver aproveitamento mínimo de 70% na avaliação final. O certificado adquirido será considerado como título no processo classificatório de promoção vertical para servidores de carreira do TJMMG.

Texto: Secom/TJMMG