Demonstração prática foi destaque em palestra sobre prevenção de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais

19/04/2024 17h04 - Atualizado em 19/04/24 17h04

O auditório do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) recebeu, na tarde de quinta-feira, 18, uma iniciativa para o público interno voltada à saúde e segurança no trabalho. A Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS), o Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) uniram esforços para promover uma palestra conduzida pelos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (BMMG) Carlos Gomes, subtenente; Gustavo Duarte de Oliveira, 2º sargento e Lucélia Moreira Santos, 3º sargento, que abordaram a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, temas centrais da campanha Abril Verde. Após a palestra, o Corpo de Bombeiros realizou uma demonstração prática de primeiros socorros, ensinando procedimentos para lidar com diversas situações de emergência.

A campanha Abril Verde tem como propósito sensibilizar a população sobre a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho. Com destaque para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, a iniciativa visa ressaltar a relevância de medidas preventivas para evitar situações que podem ser evitáveis.

Durante a palestra, foram discutidos diversos aspectos relacionados à segurança no ambiente de trabalho, incluindo os tipos de acidentes e doenças ocupacionais aos quais os funcionários podem estar sujeitos, bem como as melhores práticas para evitá-los e como agir em caso de acidentes nas instalações do TJMMG. “Para atender uma vítima, não basta ter apenas o conhecimento técnico, você precisa estar preparado mentalmente para fazer a atuação necessária. Por que? Porque para realizar o atendimento de primeiros socorros, a coisa mais importante é calma. Se você se desesperar, você não atende nem a vítima e acaba virando outra, porque daqui a pouco você também estará passando mal”, frisou a sgt. Lucélia.

Com uma plateia cheia e interessada, os integrantes do CBMG realizaram uma demonstração prática. Foram abordados procedimentos para lidar com situações de crise convulsiva, acidente vascular cerebral/encefálico, parada cardiorrespiratória em adultos, obstrução de vias aéreas por corpo estranho em adultos crianças e bebês. Com dinâmicas de fácil entendimento, foi destacado a importância dos primeiros socorros como medida preventiva essencial em casos de emergência.

Texto: Ana Luísa Ribeiro
Edição: Tatiana Reis
Ascom/TJMMG