Desembargadores participam da posse do novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros

01/02/2023 17h04 - Atualizado em 01/02/23 17h58

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) tem novo comando, e desembargadores do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais participaram da cerimônia realizada na terça-feira, 31. O comando-geral da corporação, até então ocupado pelo coronel Edgard Estevo, passou para o coronel Erlon Dias do Nascimento, que ocupava o posto de chefe do Estado-Maior, e estiverem presentes entre os convidados da solenidade o presidente do TJMMG, desembargador Cel Rúbio Paulino Coelho, e os desembargadores Cel Osmar Duarte Marcelino, Cel Sócrates Edgard dos Anjos e Cel James Ferreira Santos.

Além dos desembargadores do TJMMG, a solenidade contou com a presença do governador Romeu Zema; do desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Marcos Henrique Caldeira Brant; da defensora pública-geral, Raquel Gomes de Souza da Costa Dias; do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; do capitão dos Portos de Minas Gerais, capitão de Mar e Guerra Leonardo Carvalho de Lucena; do comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (Ciaar), brigadeiro do ar José Henrique Kaipper; do secretário de Estado de Segurança Pública, Rogério Greco; e outros representantes das esferas política, civil e militar.

Em seu pronunciamento de despedida, Cel Estevo fez um balanço do período em que passou à frente da corporação. “Cumprimos um plano de comando, composto por um planejamento estratégico cuidadosamente construído com a participação de todos os bombeiros militares e executado com excelência”, explicou. De acordo com o coronel, o CBMMG está atendendo mais e melhor com a expansão e a garantia física.

“Nos últimos anos foi registrada uma ampliação da presença no território mineiro superior a 23%. Uma corporação que tem 111 anos de história crescer mais de 23% em quatro anos tem um grande impacto”, disse. “Entregamos um Corpo do Bombeiros melhor do que recebemos. Mais forte, mais rápido e mais eficaz”, completou.

O governador Romeu Zema reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Cel Estevo e ao Cel Erlon desejou muito sucesso no novo posto. “Tenho certeza absoluta que seus mentores já o instruíram devidamente, e que a corporação está em ótimas mãos e será muito bem conduzida. Conte comigo naquilo em que eu estiver em condições de atender”, afirmou.

Na visão do novo comando, permanecerão como prioridade as ações de prevenção, preparação, mitigação, resposta e reconstrução desempenhadas pelo CBMMG. Outro ponto fundamental será a continuidade da expansão coordenada e o aumento da cobertura do atendimento em mais municípios, associada à evolução gerencial, logística e tecnológica na atividade operacional e administrativa da corporação, bem como o incentivo ao envolvimento da comunidade nas ações de prevenção ao sinistro.

“Para os próximos anos, o CBMMG continuará mantendo o trabalho integrativo para reconhecimento e amadurecimento da agenda pública de proteção e valorização da vida. Vamos evoluir o sistema informatizado de prevenção contra incêndio e pânico, buscando uma padronização de ações para minimizar custos, atrair investimentos para o estado e otimizar a segurança”, disse.

Currículo – Aos 49 anos, o Cel Erlon tem formação nos cursos de Oficiais da PMMG; Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul; Gestão e Organização Escolar pela Universidade Federal de Minas Gerais; e tem especialização em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro; Gestão Estratégica e Defesa Civil pela Faculdade Del Rey; Curso Superior em Inteligência Estratégica pela Escola Superior de Guerra no RJ; Especialização em Inteligência Estratégica pela WPos; e Especialização em Inteligência de Segurança Pública e Cenários pela PMMG.

Ele atuou também como assessor militar do Corpo de Bombeiros na Secretaria de Estado de Defesa Social; foi chefe da Inteligência no CBMMG; comandante da Academia de Bombeiros Militar; diretor de Tecnologia e Sistemas da corporação; comandante do 1º Comando Operacional de Bombeiros (BH); diretor de Logística e Finanças do CBMMG e subcomandante-geral do CBMMG entre 2019 e 2022.

Texto: Edição Secom/TJMMG, a partir de texto da Agência Minas e CBMMG

Fotos: Dirceu Aurélio/ Imprensa MG