Desembargadores participam do 2º Congresso da Magistratura Mineira

25/08/2023 17h52 - Atualizado em 29/08/23 14h36

Desembargadores do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) estão participando do 2º Congresso da Magistratura Mineira, realizado em Ouro Preto desde quinta-feira, 24. O evento, que reúne cerca de 500 magistrados de Minas Gerais e familiares, ocorre até este sábado, 26, e tem como tema “A Magistratura Mineira em seu Sesquicentenário: sua Histórica Missão de Pacificação e Evolução Social”.

O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, desembargador Rúbio Paulino Coelho, participou da abertura do evento, compondo a mesa de honra. Também participaram da solenidade o vice-presidente, desembargador Fernando Antônio Nogueira Galvão; o ouvidor, desembargador Osmar Duarte Marcelino; e o desembargador Fernando Armando Ribeiro. Nesta sexta-feira, 25, o corregedor do TJMMG, desembargador Sócrates Edgard dos Anjos, juntou-se ao grupo, e esteve presente no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) para o segundo dia de programação.

Durante três dias, estão sendo debatidos temas que ajudarão a aprimorar políticas públicas, legislações e ações em prol da construção de uma sociedade mais harmônica e igualitária. A abertura do congresso contou com a palestra realizada pela ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Assusete Magalhães, que abordou “A Importância do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas para o Modelo Brasileiro de Precedentes”, e pontuou que o enfrentamento da litigância de massa ainda representa um dos maiores desafios do Judiciário brasileiro em todas as suas instâncias. O evento contou ainda com uma apresentação do Grupo Residência Teatro.

Na oportunidade, o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Luiz Carlos Rezende, destacou a importância histórica de Ouro Preto, antiga Vila Rica, para o Judiciário estadual, uma vez que o local foi a sede do primeiro Tribunal mineiro há exatos 150 anos.

Compuseram a mesa de honra do evento de abertura o presidente do TJMMG, o presidente da Amagis, a ministra do STJ e mais o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, juiz Frederico Mendes Júnior; o ministro do STJ Sebastião Reis; o ex-ministro do STF Francisco Rezek; a presidente do Tribunal Regional Federal da sexta região, desembargadora Mônica Sifuentes; o primeiro vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, representando o presidente do Tribunal, desembargador José Arthur Filho; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Octavio Boccalini; o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo; o vice-presidente do Tribunal Contas do Estado,  conselheiro Durval Ângelo; o advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Sérgio Pessoa; e o procurador-geral de Justiça de Minas, Jarbas Soares Júnior.

 

Texto: Larissa Figueiredo, com texto de Amagis
Edição: Esperança Barros
Secom/TJMMG