Dia do Servidor Público é marcado pela valorização aos que fazem o TJMMG

28/10/2022 17h37 - Atualizado em 28/10/22 17h37

Nesta sexta-feira, 28 de outubro, celebra-se o Dia do Servidor Público, e no Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais – TJMMG a data veio sendo comemorada ao longo de toda a semana com uma ampla programação pensada especialmente para servidores e colaboradores. Desde terça-feira, 25, diversas ações foram promovidas, porém mais do que uma iniciativa isolada, a programação faz parte de uma ampla política de valorização daqueles que têm como missão servir.

“Dentro dos nossos eixos estratégicos temos como prioridade a valorização do servidor público, porque entendemos que o servidor é muito importante para a instituição. Nós não conseguimos fazer nada sem vocês, que impulsionam o dia a dia do Tribunal, as nossas atividades. Os nossos desafios se tornam mais leves através do trabalho que vocês vêm realizando”, disse o presidente do TJMMG, desembargador Rúbio Paulino Coelho, em discurso aos servidores na tarde de quinta-feira, 27. “Eu quero deixar essa palavra de reconhecimento e de agradecimento por tudo o que vocês têm feito”, pontuou o presidente, que aproveitou o momento para prestar contas de sua gestão à frente do Tribunal, em especial às ações voltadas para valorização do servidor.

“Nós estamos em um momento de ascensão, do ponto de vista de trabalho, de qualidade, produtividade, de melhoria, e é neste sentido que nós devemos focar e cada vez procurar ser melhor naquilo que fazemos. Temos o concurso, e estamos muito felizes com os novos servidores que chegaram e que estão dando uma resposta excelente ao Tribunal, foi uma injeção de ânimo muito grande em todos os setores. Tivemos o projeto de lei  – Lei nº 24.201, de 30 de junho de 2022, que altera o Quadro de Cargos de Provimento em Comissão dos Servidores – que foi aprovado e que deu uma outra roupagem à Justiça Militar, no contexto de uma administração mais apurada, que vai trazer melhores frutos. E outras coisas virão aí. Em breve vamos estar encaminhando mais melhorias na nossa área de administração, notadamente focada no nosso servidor”, enumerou.

Saúde, bem-estar e gargalhadas – A semana dedicada ao servidor iniciou no dia 25, com uma massagem relaxante nas mãos ofertada pela diretoria de Recursos Humanos. No dia 26, a programação se uniu à campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama. Em uma iniciativa da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, da Comissão de Saúde, com realização do Serviço de Comunicação Institucional e apoio da Escola Judicial Militar, o Colóquio Outubro Rosa reuniu o capitão Henrique Silva Bartels, médico mastologista chefe da Clínica de Mastologia do Hospital da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, e a nutricionista Carla Marien da Costa Peres, que tiraram todas as dúvidas e apresentaram novidades em prevenção e combate à doença.

Na quinta-feira, 27, o dia foi de refletir sobre o trabalho de uma maneira divertida, com show de humor corporativo com Thiago Carmona, publicitário, pós-graduado em gestão administrativa, MBA em Gestão de Pessoas e palestrante. Com este currículo, Thiago consegue fazer o público se identificar com assuntos acerca do universo do trabalho – respeito à hierarquia, às regras, aos protocolos e procedimentos, etc. – tudo de uma forma leve, que leva à reflexão o mesmo tempo que promove gargalhadas.

De suas piadas o público pôde tirar lições a serem aplicadas no cotidiano profissional, como a necessidade de ter coerência e clareza na comunicação, dar os devidos créditos às ideias, não perder a percepção dos riscos e não tomar decisões movido pela raiva. Mais do que tudo, não esquecer da paixão pelo que se está fazendo. “Você precisa saber dar importância ao que faz. É importante saber o que você está construindo”, ressaltou o humorista.

O show de Thiago Carmona foi seguido por um coffee break musical, com show de voz e violão de Sandro Gomes, estagiário da 2ª Auditoria da Justiça Militar mineira, que brindou o público com um repertório de pop-rock.

A programação encerrou nesta sexta-feira, com a entrega das doações feitas à campanha solidária em prol da Fundação Sara, que promove bazares com renda revertida para manutenção de seus trabalhos assistenciais de suporte a crianças em tratamento de câncer. Ao final do expediente, um café foi oferecido pelo Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais – Sinjus.

Os servidores aprovaram as atividades planejadas especialmente para eles. “Queria agradecer a iniciativa de promover esta programação. Muitas vezes, o que falta para a gente é a informação”, disse Joana Campos, oficial judiciária que atua na 3ª Auditoria, durante o Colóquio Outubro Rosa. “O trem é bom demais, estou nas nuvens. Vocês simplesmente arrasaram”, elogiou a contadora Paola Travassos, da diretoria de Finanças, após a sessão com a massoterapeuta.