Diabetes está no foco do Novembro Azul no TJMMG

13/11/2023 14h57 - Atualizado em 13/11/23 14h57

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), mais de 13 milhões de brasileiros convivem atualmente com essa doença no país, o que representa aproximadamente 7% da população. O diabetes é uma condição que surge devido à produção inadequada de insulina ou à sua absorção ineficaz. A insulina desempenha o papel crucial na regulação dos níveis de glicose no sangue, convertendo-a em energia para as células do corpo. Porém, quando o diabetes ocorre, pode resultar em elevação dos níveis de glicose no sangue, o que, por sua vez, pode desencadear complicações graves no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e no sistema nervoso.

A estratégia mais eficaz para evitar essa condição consiste em adotar práticas de vida saudáveis, que envolvem escolhas alimentares conscientes, a regularidade de exercícios físicos e a abstenção do consumo de álcool, tabaco e outras substâncias prejudiciais. Estas medidas não só auxiliam na prevenção do diabetes, como também promovem a saúde de forma geral e minimizam os riscos de uma série de doenças crônicas.

O compartilhamento de informações confiáveis é outro grande aliado na prevenção ao diabetes, por isso o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) aderiu à campanha  Novembro Azul, mobilização mundial em prol da conscientização sobre o diabetes, focando na prevenção da doença e de suas complicações, e abordando o tratamento multidisciplinar. No Brasil, a campanha é uma realização da SBD, com apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), e no âmbito da Justiça Militar mineira a ação parte da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, em parceria com o Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores da Justiça Militar de Minas Gerais. Durante todo o mês de novembro, serão promovidas ações de conscientização e compartilhamento de informação nos veículos de comunicação interna, além da distribuição de fitas alusivas à campanha e a iluminação da fachada do edifício-sede em azul.

24h pelo Diabetes – O diabetes provoca diversas complicações, entre elas a chamada retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira em pessoas entre 20 e 60 anos de idade, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso, dentro desse mês alusivo ao tema, o TJMMG também adere ao “24 Horas pelo Diabetes”, iniciativa de mobilização on-line organizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), e que vai unir diversas sociedades de especialistas, organizações de saúde e profissionais de diferentes áreas com o objetivo de promover mais informações acerca do tema.

O “24h pelo Diabetes” será realizado no dia 25 deste mês, sábado, a partir das 9h. A programação será voltada para aqueles que convivem com a doença ou desejam entender melhor seus mecanismos e formas de prevenção, controle e tratamento. Todas as atividades da maratona serão transmitidas no canal oficial do CBO no YouTube ao longo do dia. A ação faz parte da campanha Novembro Azul.

Texto: Larissa Figueiredo
Edição: Esperança Barros
Ascom/TJMMG