Escola Judicial Militar e Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação promovem treinamento para uso da Plataforma SEI

07/02/2023 13h20 - Atualizado em 07/02/23 13h20

No próximo dia 8, quarta-feira, a Escola Judicial Militar promoverá um treinamento para uso da Plataforma SEI – Sistema Eletrônico de Informações, voltado tanto para a capacitação de novos usuários, como para a atualização ou requalificação daqueles que já lidam com o sistema no âmbito da Justiça Militar de Minas Gerais, uma vez que muitos desconhecem todas as ferramentas que ele disponibiliza. O treinamento terá como instrutor o servidor Edmar dos Reis, da diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça Militar (Dirtic/TJMMG), e será ministrado das 9h30 às 11h30, na modalidade on-line ao vivo pela plataforma Zoom.

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema de produção e gestão de documentos e processos eletrônicos desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente à administração pública. Ele foi escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN) – iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos. O TJMMG adotou o sistema em 2013 e a partir daí todos os processos administrativos da Justiça Militar mineira passaram a tramitar exclusivamente por meio eletrônico.

O SEI possui diversas funcionalidades que permitem estabelecer a gestão de documentos de forma sistematizada, oferecendo vantagens tecnológicas e econômicas importantes para as organizações públicas, uma vez que pode ser acessado pelos principais navegadores e remotamente por qualquer equipamento (notebooks, tablets e smartphones de vários sistemas operacionais), o que possibilita que os usuários trabalhem à distância. Isso promove economia de material de escritório e serviço de postagem, além da redução de custos em logística e transporte de documentos, o que gera maior produtividade, rapidez, transparência e segurança aos trâmites administrativos.

No conteúdo programático do treinamento está previsto um breve histórico sobre a plataforma, sobre a segurança e agilidade do processo eletrônico, o conceito de assinatura eletrônica com senha e token, além de noções sobre gestão documental. Na parte prática serão explicitados como e quem pode acessar o SEI, quais ferramentas há no menu inicial do sistema, a numeração processual, cores indicativas, uso do post it, atribuição de processo na unidade, a árvore do processo, conceito de documentos externos e internos, os agrupadores de documentos, a caneta e consulta ao andamento processual.

Os usuários serão orientados sobre como fazer envio de e-mail pelo sistema; como ver onde o processo está aberto e/ou tramitou; como abrir um processo público, restrito e sigiloso; como criar documentos internos e inserindo documentos externos na árvore do processo, além de outros conceitos e funcionalidades elementares além de dúvidas de interesse geral.

Para participar basta acessar AQUI.

Texto: Edição Secom, a partir de texto da EJM/TJMMG