Estagiários do TJMMG recebem capacitação

15/02/2023 17h23 - Atualizado em 15/02/23 17h23

O auditório do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais recebeu na última terça-feira, 14, a capacitação “Iniciação ao Estágio no TJMMG”. O evento foi promovido pela diretoria executiva de Recursos Humanos, com o apoio da Escola Judicial Militar e a participação do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE-MG). Aproximadamente 25 estagiários estiveram presentes.

Na primeira sessão de palestras, dedicada aos novos estagiários, Ana Paula Araújo Sales Rezende, da seção de Desenvolvimento de Pessoas da diretoria de RH, explicou as noções sobre o poder judiciário e qual o papel do TJMMG nesta estrutura, por meio de um organograma. Em seguida, falou sobre como funciona a instituição, mostrando quem são os juízes responsáveis por cada auditoria, além de apresentar as instalações do Tribunal. Um destaque desse momento foi o detalhamento dos comitês e das comissões internas, entre eles a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual, fundamental para garantir um ambiente sadio de trabalho e com qualidade de vida aos servidores.

Na sequência, Cynthia Chiari Barros, também da seção de Desenvolvimento de Pessoas da diretoria de RH, contextualizou os presentes acerca de questões mais práticas do cotidiano de atividades dos estagiários. Ela apresentou os compromissos da instituição e dos recém-contratados, e foram discutidos temas fundamentais como férias, horário, entre outros. Ao fim, foi proposta uma criativa atividade sobre ética no trabalho, quando os estagiários foram divididos em dois grupos para analisarem, em conjunto, quais as falhas de conduta profissional presentes em um texto contendo uma situação fictícia. A discussão foi muito produtiva e todos participaram ativamente.

Na segunda etapa da programação, os estagiários que já atuam no TJMMG foram chamados e deu-se início à palestra de Cássio Elias de Abreu, do CIEE-MG, sobre conduta e postura profissional. Nela, foram abordados temas como pontualidade, vestimenta, assiduidade, entre outros.

Ao término do evento, os estagiários realizaram uma avaliação positiva sobre a capacitação. “A aprendizagem do estágio tem sido enriquecedora e de suma importância para o meu crescimento profissional. Tivemos a oportunidade de assistir à palestra do orientador comportamental Cássio, que nos instruiu de forma exitosa a ter conduta e ética profissional. Ficamos muito felizes por essa oportunidade, pois com certeza será de grande valia”, comentou Esther Vieira Ribeiro, que iniciou o estágio de pós-graduação em janeiro e está atuando na 2ª Auditoria da Justiça Militar.

“Foi engrandecedora a apresentação dos estagiários e as palestras do Cássio e do RH. As habilidades profissionais e a ética no local de trabalho são essenciais para o crescimento pessoal. Fico muito feliz por estar fazendo parte do Tribunal”, complementou Alex Mendes dos Reis, também aluno da pós-graduação, atualmente lotado no gabinete do desembargador Osmar Duarte Marcelino.

Texto: Natália Oliveira
Edição: Esperança Barros
Secom/TJMMG